No começo deste ano, o mundo todo foi surpreendido pelo vírus covid-19, que em poucos meses se alastrou pelo mundo, tornando-se uma pandemia.
Como forma de conter os avanços do vírus, medidas restritivas foram adotas, comércios foram fechados, aulas suspensas, entre muitos outros.
Nos condomínios, a situação não foi diferente. Muitos empreendimentos tiveram suas rotinas completamente mudadas, seja na rotina de limpeza que se intensificou, nas áreas de lazer que foram fechadas, o adiamento de assembleias, pausa em obras no condomínio, etc.
Diante da impossibilidade ou dificuldade de continuar gerindo o condomínio da mesma forma, os síndicos tiveram que se reinventar, e buscar ajuda de novos produtos e serviços.
Por isso, separamos aqui uma lista com alguns dos serviços mais procurados:
Assembleia virtual
Desde que começou a quarentena no país, fazer as assembleias se tornou a maior preocupação de síndicos e moradores. A assembleia virtual era sempre citada como opção, mas apesar de ser uma forma legal de realizar assembleias, o risco de ter as decisões tomadas através dela, ainda existia.
Porém, com o projeto de lei 1179, aprovado nas primeiras semanas de junho, as decisões tomadas por assembleias virtuais passaram a ter valor legal, e não podem ser anuladas.
Com isso, muitos condomínios estão adotando essa nova forma de realizar assembleias, que são mais práticas e possibilita que todos participem, onde quer que estejam, garantindo uma interação maior dos condôminos com os assuntos do condomínio.
Garantidoras
Com a pandemia, muitas pessoas perderam ou tiveram uma diminuição em suas rendas, com isso a inadimplência condominial deu um salto no último semestre. Diante disso, muitos síndicos tiveram que buscar outras formas de manter as contas do condomínio em dia.
Uma das soluções mais buscadas tem sido as garantidoras, e como o próprio nome já diz, são responsáveis por garantir que o condomínio receba todas as taxas condominiais. O repasse é feito mensalmente independente de ter ou não moradores inadimplentes.
Ou seja, mesmo que haja moradores inadimplentes, o condomínio não sofrerá com isso, tendo suas contas em dia todos os meses.
Automatização de tarefas
Já existe a algum tempo no mercado, inúmeros softwares para condomínios. Porém começou a ser mais requisitado pelos síndicos nos últimos meses. Com eles é possível manter o dia do síndico organizado, deixar cadastros e documentos atualizados, diminuir o uso de papel e o contato presencial, sendo possível fazer tudo de forma virtual.
Com alguns desses softwares também é possível receber a taxa mensal por meio de boleto ou cartão de crédito, pagar contas e funcionários por meio de aplicativo.
Lojas de conveniência
Outro serviço que ganhou muito destaque nos últimos meses foram as lojas de conveniência dentro dos condomínios.
As lojas ganharam popularidade com a quarentena com seu conceito de self-service, ou seja, não existe funcionário no estabelecimento, o morador escolhe os produtos que deseja, e paga através de um aplicativo.
Além de práticas e funcionarem 24h, as lojas são mais seguras que um mercado convencional, pois além de não ter funcionários, só é permitida a entrada de um morador por vez, evitando assim contato próximo entre as pessoas.
E você, quais serviços adotou ou pretende adotar em seu condomínio? Conta aqui pra gente.
Caso queira saber mais sobre como funciona os serviços de garantidora, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo e tirar suas dúvidas.