O zelador é uma peça importante para o condomínio, como o próprio nome diz, ele é responsável por zelar pelo bem-estar do condomínio e garantir que tudo corra bem no dia a dia, sendo um aliado indispensável do síndico.
Mas é bom lembrar que o zelador não é um faz tudo, ele deve prezar pelo bom funcionamento do prédio e para isso, deve ter bem definidas suas funções para que não fique sobrecarregado com atividades que não são de sua responsabilidade.
O síndico deve estar muito atento a esse tipo de situação, para que o condomínio não perca um funcionário, nem sofra com um passivo trabalhista futuramente.
Por isso listamos aqui alguns pontos para entender melhor sobre o assunto:
Entenda o acumulo de função:
Acumulo de funções é o exercício de outras funções além da qual o funcionário foi contratado para exercer.
Por exemplo:
O zelador que, além de executar suas tarefas, precisa:
Quais as funções do zelador?
As funções atribuídas a categoria de zelador, estão previstas na convenção do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios, e pode variar de um estado para o outro. Por isso é necessário saber o que diz o sindicato da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, o zelador é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas:
Adicional por acúmulo de cargo
Então eu não posso designar uma ou outra função esporádica ao meu zelador?
Pode, ainda de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios, desde que devidamente autorizado pelo empregador, o empregado que vier a exercer cumulativa e habitualmente outra(s) função(ões) fará jus ao percentual de adicional correspondente a 20% (vinte por cento) do respectivo salário contratual, no mínimo.
Se as funções extras não estiverem previstas em contrato, o condomínio pode ser condenado a pagar as diferenças salariais pelo período de acúmulo das funções, caso o funcionário entre com uma ação contra o condomínio.
4 Comments
Trabalho como zelador em um edifício aqui no Goiás há mais de 5 anos,aqui eu exerço as funções de jardinagem corto a grama podo outras plantas molho elas todos os dias ajudo na limpeza como nas áreas comuns na recepção a calçada aqui da frente do condomínio junto da faxineira é claro limpo a garagem que não é pequena as escadas que são 12 andares ao redor de salão de festa que não é pequena também os banheiros da academia da recepção do salão de festa e o banheiro que os funcionários aqui usam que são cinco funcionários. trabalho na portaria também meu horário na portaria é assim entro 9hs no serviço aí das 9:00 às 10:00 ajudo na limpeza dos vidros aqui da frente os corrimões da entrada,elevadores. Das 10:00 às 12 fico na portaria para o outro porteiro ir almoçar ele volta para o posto dele na portaria as 12hs e eu vou para o almoço das 12:00 às 14:00, quando eu volto fico das 14 às 17 na limpeza ajudando a faxineira
Não recebo adicional nenhum nem a faxineira
Oqe podemos fazer?
Olá!
Pela sua descrição, você está acumulando muitas funções, e isso realmente merece atenção. Nesses casos, uma boa alternativa é procurar o sindicato da sua categoria. Eles vão poder avaliar as suas atividades e te orientar sobre os direitos que você tem, como adicionais de função ou acúmulo de tarefas.
O sindicato também pode ajudar a formalizar a situação, verificando se o seu trabalho está de acordo com as normas e as condições exigidas. Assim, você pode garantir que está recebendo o que é justo pelo trabalho que realiza.
Bom dia eu sou zelador residencial, quando eu fui contratado pela empresa fui contratado para trabalhar em um condominio com 4 torres eu trabalhava com 4 auxiliares de limpesas e 3 porteiros
Nao execultava nem um tipo de servico exceto pequenos reparos e a limpeza da piscina, hoje a empresa me tirou do predio agora estou em um predio que eu faço tudo cuido do predio recebo entregas de moradores faco o recolhimento de lixo dos andares faco a limpeza de todo o predio e ainda pequenos reparos e limpeza da piscina.
Isso a empresa me dis que esta no acumulo de funcao mas nao fui contratado para isso oque devo fazer , pois eu fui questionar com a empresa o gerente me falou que se nao estou contente posso pedir minhas contas, isso esta serto.
Olá! Em relação à sua dúvida, é importante saber que você tem direitos como trabalhador. Primeiro, verifique seu contrato para entender quais funções estavam acordadas. Se agora você está realizando tarefas que não faziam parte do que foi combinado, isso pode ser considerado acúmulo de função, e você pode ter direito a um pagamento extra por isso. Caso não consiga resolver essa situação diretamente com a empresa, considere procurar o sindicato da sua categoria para obter orientação sobre os seus direitos.