Com a chegada de novos moradores no condomínio, a fase da apresentação é crucial para introduzi-lo ao cotidiano do condomínio, por isso, receber novos moradores é parte importante do trabalho de um síndico.
A maior parte das reclamações em condomínios ocorrem pelo descumprimento das regras, portanto, apresentar as regras do condomínio nessa fase ajuda a evitar problemas futuros.
Separamos aqui algumas dicas importantes para recepcionar os novos moradores e criar um ambiente saudável e de boa convivência, veja:
Apresente as áreas de convivência do condomínio
Provavelmente as áreas comuns já foram apresentadas aos moradores novos, faz parte do atrativo para vender ou alugar um imóvel. Porém, o síndico deverá apresentar com o intuito de esclarecer como funciona o uso de cada espaço, suas regras e afins.
Dados cadastrais
colete os dados do morador como: nome, telefone, e-mail, idade, dados de veículos (caso possua), e os dados dos demais moradores da unidade.
Esses dados são importantes para o condomínio, e servem para o controle de entrada e saída dos moradores, além da identificação na cobrança da taxa condominial.
Funcionários
Apresente os colaboradores do condomínio e explique exatamente quais as suas funções, isso ajuda a evitar mal entendidos e sobrecarga dos funcionários que muitas vezes são solicitados para outras atividades.
RI e Convenção
Entregue uma cópia do regimento interno e convenções, destacando os principais pontos que considerar mais relevantes conforme o perfil do morador.
O Regulamento Interno e a Convenção são os responsáveis por manter a boa convivência no condomínio. Por isso é extremamente importante que o síndico faça essa apresentação de forma adequada.
Deixe sempre um espaço para que os moradores possam tirar suas dúvidas.
Grupos – Se o condomínio tiver um grupo de Whatsapp, pergunte se ele quer fazer parte e o apresente aos demais;
Descarte de lixo – Informe onde e como o descarte do lixo deve ser feito, e também avise sobre os dias da coleta de lixo comum e seletivo;
Necessidades especiais – Certifique se há algum morador da unidade com necessidades especiais, e veja em quais pontos pode colaborar para facilitar o deslocamento pelo condomínio.
É importante criar um espírito de colaboração entre moradores, para minimizar desconfortos e criar um bom convívio entre todos.