Hoje em dia em uma rápida pesquisa pela internet, você encontra infinitas opções de segurança para seu condomínio. Cada vez mais síndicos e gestores tem procurado por serviços que possam garantir o bem-estar dos condôminos e prezar pelo seu patrimônio.
Pensando nisso, a Pontual separou alguns itens importantes que vale ficar de olho:
Terceirização
Pesquise muito bem antes de contratar qualquer serviço, peça recomendações, faça uma pesquisa de condomínios que contrataram a empresa, veja suas queixas e elogios, analise as certidões negativas da empresa através do número do CNPJ para verificar se ela está em dia com os recolhimentos fiscais e tributários.
É de suma importância que a empresa forneça treinamentos periódicos, e que tenham funcionários muito bem preparados para situações de riscos.
Não tente contratar aquela empresa com o preço mais camarada só para reduzir o orçamento, verifique se o barato não sairá caro.
Estrutura Do Condomínio
A maioria dos novos condomínios não enfrentam problemas com isso, mas caso seu condomínio seja mais antigo, faça um planejamento sobre mudanças na estrutura, como por exemplo:
Equipamentos Eletrônicos
As câmeras de segurança são indispensáveis, mas além delas, hoje em dia existem inúmeras opções para segurança e controle de acesso, interfones modernos, biometria, cartão, TAG Veicular. Cabe ao síndico avaliar as melhores opções de acordo com as necessidades do condomínio.
Procedimento De Segurança
Um dos itens mais importantes dessa lista, e muitas vezes o mais difícil de ser implementado, pois conta com a colaboração de todos, não apenas de funcionários, mas também dos moradores.
O Procedimento De Segurança é como o Regulamento Interno, deve ser votado em assembleia para que passe a fazer parte da rotina do condomínio. Assim como o Regulamento Interno, o Procedimento De Segurança deve ser seguido com rigor, resultando inclusive na punição do condômino que não a respeitar, afinal, estamos falando de segurança, e uma pequena brecha pode causar grandes problemas.
A comunicação com os moradores é fundamental, ouça o que os condôminos tem a dizer, quais melhorias de segurança eles priorizam no momento, deixe-os a par de cada etapa, para que quando tudo estiver em funcionamento, possam colaborar com as novas rotinas sem resistência.