Comprar
um imóvel em condomínio pode ser vantajoso em muitos aspectos, segurança,
comodidade, entre outros.
Mas essa decisão deve ser bem planejada, muito além de encontrar o lugar ideal,
quem busca a aquisição de um bem tão estimado, deve estar atendo a alguns
fatores para evitar dores de cabeça futuramente.
A confiança deve ser a base de uma boa negociação, por isso é importante pesquisar o histórico do imóvel e do antigo dono, para que o sonho da casa própria não vire um pesadelo.
Condomínios possuem as taxas condominiais, pagas pelos condôminos mensalmente, e tais taxas tem natureza de propter rem.
O que é propter rem?
Propter rem significa “por causa da coisa”. Assim, se o direito de que se origina é transmitido, a obrigação o segue, seja qual for o título translativo.
Mas além das taxas do condomínio, todas as despesas geradas pela unidade como: multas, rateios extras e reembolso por danos, são de natureza propter rem, e passam com a aquisição do imóvel de uma pessoa a outra.
Como saber se um imóvel possui dívidas condominiais do antigo proprietário?
Através da CND (Certidão Negativa de Débitos), documento emitido pelo condomínio, administradora ou garantidora para atestar que o imóvel não possui débitos.
A emissão da CND não é obrigatória por parte do proprietário, desse modo, deve ser de responsabilidade e interesse do comprador a emissão do documento.
Comprei um imóvel com dívidas de condomínio, que acontece se eu não pagar?
Ao adquirir um imóvel o comprador se responsabiliza totalmente pelas dívidas passadas do condomínio, e caso não pague, o imóvel pode ser usado como garantida de pagamento, ou seja, o novo comprador pode ter seu imóvel penhorado ou até mesmo leiloado.
Desse modo, é de suma importância que o comprador pesquise muito bem sobre o vendedor, e sobre o imóvel a ser adquirido, para que não saia no prejuízo.