O inverno é uma época muito boa para fazer obras e manutenções em condomínios, principalmente nas áreas de lazer, como piscina e playgrounds. Porém, o inverno é também uma época de preocupação, pois em muitas regiões do país, essa estação do ano, traz consigo muitos períodos de chuva.
Uma das principais causas de dores de cabeça para quem mora em condomínio são as infiltrações, além de dar um aspecto feio ao ambiente, as infiltrações facilitam o aparecimento de um visitante muito indesejado, o mofo, que se prolifera e acumula com muito mais rapidez no inverno.
O mofo está diretamente ligado ao agravamento de doenças respiratórias, por isso é importante estar atento, ficar muito tempo exposto a esse tipo de fungo pode causar sérios problemas, deixando a pessoa mais vulnerável a outras doenças e vírus.
Por isso fique atento:
Manchas escuras no teto, manchas atrás de móveis ou outros locais escuros, pintura descascada ou com bolhas, são indícios claros da existência do fungo.
Nesses casos, existem algumas dicas que podem ajudar:
Ventilação local
É muito comum que nessa época do ano as pessoas deixem janelas e portas fechadas para evitar o frio, mas esse é um dos principais fatores que contribuem para a proliferação do mofo. Por mais frio que esteja, evite deixar a residência fechada por longos períodos, abra as janelas e as cortinas para arejar o ambiente e permitir a entrada de luz natural nos espaços.
Produtos
Caso note o mofo nas paredes, mas não haja descasques de tinta e reboco, alguns produtos de limpeza antimofo ou impermeabilizantes podem resolver. Importante ressaltar que pode ser necessário remover a tinta do local para melhor penetração dos produtos.
Porém, quando notar que a parede está soltando pedaços da tinta ou reboco, o procedimento pode ser mais complicado. Nesse caso, é aconselhável chamar um profissional para averiguar a situação e aplicar produtos mais fortes.
Desumidifique os ambientes
Além de abrir as janelas para valorizar a ventilação e iluminação natural, é importante, também, retirar o máximo de umidade da sua casa. Essa é uma importante estratégia para eliminar mofo do ambiente no inverno.
Para isso, é importante estar atento a vazamentos, rachaduras, infiltrações. Hoje existem empresas especializadas que identificam exatamente onde a infiltração ou vazamento está, por isso não é recomendado que o próprio morador tente consertar o problema, visto que ele pode acabar sendo apenas mascarado, mas continuar a danificar a estrutura e a saúde dos residentes do local.