O inverno esse ano chegou com tudo em muitas regiões do país, e com ele trouxe também algumas preocupações.
A época do frio costuma ser muito mais propícia para doenças
como a gripe, e devido ao cenário atual de pandemia, os cuidados devem ser
reforçados dentro do condomínio.
Apesar de não existir ligação entre as baixas temperaturas e a proliferação do
vírus, as formas que adotamos de lidar com o frio, ajudam na propagação.
Por isso separamos aqui algumas dicas para síndicos e moradores que podem ajudar a diminuir os riscos de contágio, não penas de covid19, mas de todas as outras doenças respiratórias que se intensificam no inverno:
Para os síndicos:
Ventilação
É muito comum que nessa época do ano as pessoas deixem janelas e portas fechadas para evitar o frio, mas esse é um dos principais fatores que contribuem com a rápida circulação de vírus.
Procure deixar os ambientes do condomínio o mais arejado possível, com circulação natural do ar, e evite ar condicionado em lugares fechados. Apesar de não ser possível o vírus se acumular/instalar nos filtros do equipamento, o ar circulando em local fechado pode aumentar as chances de contágio.
Higienização
Os cuidados redobrados com a limpeza que já estavam sendo feitos, devem ser mantidos. Higienização dos elevadores, das escadas, entrada dos prédios, portas e maçanetas. Assim como a disponibilização de álcool gel em lugares de maior circulação de moradores.
Obras
Apesar do inverno ser uma boa época para fazer reparos no condomínio, evite fazer obras grandes. O ar seco somado a poeira e sujeira, podem causar transtornos aos moradores, além de agravar problemas respiratórios e alergias.
Reforço
Conscientizar os moradores deve ser um trabalho contínuo. Muitas pessoas se sentem mais à vontade dentro do condomínio, tendo a falsa sensação de segurança, e acaba deixando alguns cuidados de lado. Por isso é importante deixar sempre um aviso nas áreas comuns, para lembrar a todos da importância da prevenção em qualquer ambiente, seja dentro ou fora do condomínio.
Para os Moradores:
Uma das principais causas de dores de cabeça para quem mora em condomínio são as infiltrações, além de dar um aspecto feio ao ambiente, as infiltrações causam o acúmulo de mofo, que se prolifera com muito mais rapidez no inverno.
O mofo está diretamente ligado ao agravamento de doenças respiratórias, por isso é muito importante estar atento aos sinais de infiltração, ficar muito tempo exposto a esse tipo de fungo pode causar sérios problemas pulmonares, deixando a pessoa mais vulnerável a outras doenças e vírus.
Higienização
Os cuidados já adotados com a higienização devem ser mantidos, tais como
Caso esteja doente, evite sair de casa.
Limpeza
É normal que nossas roupas de frio, assim como cobertas e edredons fiquem guardados por longos períodos, podendo acumular pó, e as vezes dependendo do ambiente, podem acabar mofando. Por isso é importante lembrar de lavar todas essas peças antes de usar.
Assim como o mofo das paredes, peças guardadas há muito tempo em ambientes úmidos e escuros podem causar alergia e problemas respiratórios se não forem lavados antes do uso.