Ser síndico exige grandes responsabilidades, por ser o representante legal do condomínio, deve conhecer muito bem o que diz a Convenção do condomínio, Regimento Interno e Código Civil. Mas além de todo conhecimento que se espera do síndico sobre administração, gestão, tecnologia e leis, existem ainda as demandas do dia a dia de condôminos e moradores.
Porém, para evitar a sobrecarga, e garantir uma boa gestão, os síndicos podem contar com a ajuda do Corpo Diretivo do condomínio.
Para entender melhor, separamos aqui uma lista com os 4 elementos que compõe o Corpo Diretivo e quais as suas funções dentro do condomínio. Veja:
Síndico
O síndico é quem exerce a administração geral do condomínio, ou seja, ele deverá garantir que o Código Civil, a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno sejam cumpridos.
Conheça suas funções:
Subsíndico
Assim como o síndico, o sub é escolhido por meio de votação em assembleia, para representar o condomínio, juntamente com o síndico.
O subsíndico possui o importante papel de auxiliar, ajudando a administrar, fiscalizar e delegar atividades aos demais prestadores de serviços do condômino, bem como, substituir o síndico em sua ausência.
Algumas das atividades mais comuns realizadas pelo subsíndico são:
Esse cargo do conselho não é obrigatório por lei, mas é interessante que exista, pois é um grande auxilio ao síndico.
Conselheiros
Como o próprio nome já diz, o conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar as contas do condomínio, juntamente com o síndico. Formado geralmente por um grupo de 3 condôminos, que assim como o síndico, são eleitos em assembleia.
Devido a essa grande responsabilidade os conselheiros devem ser condôminos que tenham certo conhecimento e afinidade com dados contábeis, além de tempo para poder conferir com calma todas as informações que são passadas a eles. Porém não existe uma regra, e é necessário sempre consultar o que diz a convenção de cada condomínio.
Os conselheiros tem acesso à prestação de contas mensais do condomínio, e tem como responsabilidades:
Zelador
O zelador é uma peça importante para o condomínio, diferente do que muitos pensam, esse profissional não é apenas encarregado da limpeza do prédio, mas é também um aliado indispensável do síndico.
Algumas de suas tarefas são:
Agora, sabendo qual é a função de cada um no Corpo Diretivo, você terá condição de saber como cobrar cada membro.
1 Comments
Sim a melhoria