Ser escolhido como gestor de um condomínio é uma grande responsabilidade. Dezenas de pessoas depositam no síndico a confiança de que ele fará um bom trabalho, cuidando de seu patrimônio, zelando pelo bem estar e segurança de todos.
Justamente por isso, um bom síndico está sempre se atualizando e buscando novas práticas de gestão, novas tecnologias e ferramentas para o dia a dia. Porém, tão importante quanto habilidades técnicas, todo síndico de sucesso deve trabalhar a si mesmo para melhorar sua experiência como gestor.
Por isso separamos aqui 6 dicas de características que todo síndico deve trabalhar para ter sucesso em sua gestão. Veja:
Comunicação
Muitos síndicos acabam não dando muita atenção para a questão da comunicação, porém, ser comunicativo é fundamental para o síndico fazer uma gestão participativa e transparente, envolvendo todos os membros do condomínio nas principais decisões.
Organização
Pode parecer óbvio, afinal, todo trabalho precisa ter organização para que seja realizado corretamente, mas nem sempre é o que acontece. Apesar dos desafios, o síndico precisa ser organizado para não se perder em meio a todos os documentos gerados pelo condomínio. É preciso saber onde tudo está, para não se perder na prestação de contas.
Liderança
O síndico é responsável pela administração do condomínio, e sendo assim, precisará guiar o condomínio através de grandes decisões. Por isso, a característica de líder é quase tão fundamental quanto conhecimento em gestão condominial.
Imparcialidade
O síndico precisa intermediar muitas situações no dia a dia entre vizinhos. Nesse sentido, ser uma pessoa imparcial é característica fundamental para um síndico de sucesso. Tomar partido ou assumir as dores de determinado morador está fora de cogitação, pois além de quebrar a confiança com uma das partes, o síndico pode acabar trazendo problemas para si.
Honestidade
Quando um síndico é eleito, os condôminos depositam nele toda confiança de cuidar e administrar os recursos do condomínio. Mas infelizmente, nem sempre essa confiança é mantida, a desonestidade é o principal motivo pelo qual os condomínios brasileiros têm dificuldades de gestão. Por isso, a honestidade é fundamental para qualquer síndico que esteja querendo fazer um bom trabalho no condomínio.
Firmeza
O síndico pode ter todas as qualidades necessárias para fazer uma boa gestão, mas se ele não for firme nas decisões, será muito difícil tomar qualquer decisão. Além de apresentar os benefícios de qualquer nova aprovação, o síndico precisa convencer a maioria dos moradores de que aquilo, realmente é a melhor opção. E para isso, é fundamental firmeza e poder de convencimento.