Em tempos de crise, afim de manter os pagamentos e as despesas em dia, diversos condomínios buscam medidas para arrecadar dinheiro e reduzir a taxa condominial. Além do habitual corte de despesas, a implementação de ações que geram recursos tem sido uma boa alternativa.
Pensando nisso, a Pontual separou 4 dicas que podem ajudar a aumentar a receita do seu condomínio:
Aluguel do topo do condomínio
Muito provavelmente se você mora em centros urbanos, já notou algumas dezenas de prédios residenciais e comerciais, com antenas no topo. Pois bem, essas antenas muitas vezes não são para uso do prédio, mas sim de alguma empresa de telefonia ou rádio, que alugou o espaço para coloca-las ali.
Apesar de não ser uma prática recente, muitas pessoas desconhecem a possibilidade de alugar o topo do prédio.
Por isso se ficou interessado, fique atento aos requisitos para alugar esse espaço:
Além disso, é necessário que a empresa locatária apresente os seguintes documentos: plantas, seguro com a cópia da apólice, projeto de para-raios com atestado, atestado de estabilidade estrutural, ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e responsabilidade civil, Laudo Radiométrico, licença de funcionamento de estação da Anatel e atestado de impermeabilização do local pós instalação.
Alugar espaços para publicidade
Outra prática comum é a locação de espaços ociosos no condomínio serem utilizados para colocação de painéis publicitários e outdoors, principalmente para condomínios em grandes centros urbanos. Porém é preciso estar atento a alguns cuidados.
Existem diversos meios de publicidades, como os totens, murais, televisões dos elevadores e os outdoors. Mas antes de decidir implementar qualquer uma dessas opções, é preciso avaliar qual delas se encaixa melhor no perfil do seu condomínio.
Além disso, é importante:
Reciclagem
Um condomínio sustentável não é benéfico apenas para o meio ambiente, ele traz também benefícios para o bolso do condômino.
O pontapé inicial para isso é aderir a coleta seletiva no condomínio, conscientizando os moradores da importância de separar os materiais para que podem ser reciclados, como: vidro, metal, papelão, baterias, e até mesmo óleo de cozinha usados.
Muitos condomínios já utilizam a prática de separar o lixo, porém nem todos sabem que esses materiais que seriam descartados como lixo, podem virar uma fonte de renda extra.
Por isso se ficou interessado, leve a ideia aos condôminos, é uma maneira simples de arrecadar recursos, além de ajudar o meio ambiente.
Aluguel de espaços vazios
Se você possui alguma área do seu condomínio sem uso, você pode verificar se dá para transformá-la em algo que traga renda. Alguns condomínios que notaram o não uso de determinados espaços, os transformaram em pequenos depósitos, que foram alugados para moradores.
O mesmo vale para vagas de garagem coletivas que estejam sem uso, mediante aprovação em assembleia, o síndico pode alugar essas vagas a moradores que queiram um vaga extra.
Essa é uma alternativa que não gera custo algum ao condomínio, pois não foi preciso comprar nenhum equipamento, nem mesmo investir em infraestrutura.
Lembre-se, antes de aderir a qualquer uma dessas dicas, busque saber o que diz as regras do seu condomínio.