Ser síndico não é tarefa fácil, a demanda de atendimento costuma ser alta e cansativa, especialmente para os síndicos que também são condôminos.
Muitos moradores acham que pela proximidade e facilidade de acesso até o síndico, podem interfonar em seu apartamento altas horas da noite, ou que o síndico deva ficar 24h disponível.
Para não se desgastar mais do que o trabalho exige, é sempre importante colocar limites e estabelecer regras, sem medo de ter pulso firme.
Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes que podem ajudar a traçar esses limites, veja:
Estabeleça um horário
Muitos síndicos condôminos, trabalham fora o dia inteiro, e não podem ficar à disposição o tempo todo. Por isso, é importante colocar um horário fixo de atendimento diário, e todos que tiverem questões pendentes, dúvidas e reclamações terão aquele período para fazê-lo. Seja incisivo quanto ao horário estabelecido e não abra exceções, exceto em casos de emergência. Exceções o tempo todo tendem a virar hábito, e o síndico se desgastara mais que o necessário.
Interfones
Caso o interfone passe pela portaria, deixe avisado ao porteiro que depois de determinado horário, não irá atender nenhum morador, salvo assuntos urgentes. Caso o interfone não passe pela portaria, avise a todos os condôminos por meio de circular que não interfonem após o horário informado.
Telefone pessoal
É aconselhável não passar o número de telefone pessoal aos condôminos, caso queira um meio prático de se comunicar, como os aplicativos de mensagens, use outro celular para tratar das questões do condomínio. Assim o síndico evita o risco de que aquele morador mais complicado, fique importunando em horas impróprias.
Livro de reclamações já é algo um tanto ultrapassado, com tantos softwares disponíveis hoje no mercado, poucos condomínios ainda adotam a prática do livro físico.
Caso o condomínio não possua algum desses softwares, o síndico pode optar por um e-mail para o condomínio. Deixando avisado que qualquer reclamação a partir de determinado horário, será feito através desse e-mail, e o mesmo será analisado e respondido no dia seguinte durante o horário de atendimento. Isso evita que o morador tenha que descer até a portaria, ou o síndico seja importunado, causando aborrecimento para ambos os lados.
Seja firme
O síndico não pode ter receio de ter pulso firme. Exceto por situações de emergência, o condomínio e o condômino não sairão prejudicados por esperar até o horário de atendimento estabelecido.