Lidar com as finanças do condomínio é uma das funções mais importantes e complicadas da gestão do síndico, pagamento de contas, funcionários, inadimplência, prestação de contas, entre outras.
Por isso muitos síndicos recorrem as administradoras para ajudar na gestão dos recursos financeiros, e um dos requisitos fundamentais quando se fala em finanças do condomínio, é ter uma conta bancária. Caso o condomínio não possua uma, ao contratar uma administradora, precisará providenciar.
Nesses casos onde o condomínio ainda não possui conta individual, geralmente acaba utilizando a conta pool da própria administradora para alocar seus recursos.
Por isso deixamos aqui algumas dicas, vantagens e desvantagens para você tirar dúvidas sobre esse modelo de conta:
O que é conta pool?
Conta pool é um tipo de conta coletiva usada pelas administradoras, onde os recursos de vários condomínios são agrupados. Ou seja, o dinheiro do seu condomínio ficará junto com o de vários outros.
Essa modalidade é muito usada atualmente, mas ela é vantajosa para o condomínio?
Vantagens
Desvantagens
Se o condomínio não quiser trabalhar com esse tipo de conta, tem direito de optar por uma conta individual. Caso da administradora só trabalhe com a conta pool, cabe ao síndico junto aos conselheiros decidirem se vale ou não a pena para o condomínio.
A conta pool quando utilizada por uma administradora séria e confiável, pode ajudar bastante na gestão do síndico. Por isso é sempre muito importante buscar referências da empresa ao decidir pela conta pool. A relação administradora e condomínio, deve ser de confiança e transparência, para que o condomínio não saia lesado de alguma forma.