Quando falamos de natal, qual a primeira coisa que vem à cabeça? A grande maioria dirá, o Papai Noel.
E quando falamos de ano novo, qual a imagem vem a sua cabeça? Pessoas vestidas de branco, espumante?
No Brasil, o que não faltam são superstições, essas que viraram tradições das festividades de final de ano de muitas famílias.
Existem superstições para ganhar mais dinheiro, ter sucesso no ano que virá, sorte no amor, e tem também, aquelas que não são superstições, mas que está sempre presente na maioria dos lares brasileiros essa época do ano, como é o caso da árvore de natal, e as decorações natalinas.
Porém, você sabe de onde vem esses costumes que repetimos ao longo dos anos?
De tradições religiosas a peças publicitarias, veja a origem dos itens que não faltam nas festividades brasileiras
Papai Noel
A origem do Papai Noel está relacionada com a figura de São Nicolau, um bispo nascido em Mira, uma antiga cidade da Turquia. Ele que viveu entre os anos de 270 e 343 d.C e era conhecido por sua bondade em ajudar pessoas carentes.
A história de São Nicolau foi difundida e passada de cultura em cultura, onde cada local adaptou à sua maneira. Porém, a imagem do bom velhinho que conhecemos hoje, veio graças a uma peça publicitária da Coca Cola, divulgada em 1931.
Árvore de natal
A árvore de Natal data de uma época muito antiga, sabe-se que esse símbolo foi herdado de religiões pagãs da antiguidade, que enfeitavam as árvores em comemoração ao solstício de inverno.
A tradição que aparentemente teve origem nos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), passou a fazer parte da cultura germânica, e futuramente os romanos também as usaram para enfeitar templos e celebrar o deus Saturno.
A versão cristã da árvore de natal veio alguns séculos depois, em 1530. Acredita-se que Martinho Lutero, um monge e professor da época, costumava andar por uma floresta de pinheiros, impressionado com a beleza dos galhos cobertos de neve, resolveu levar um pinheiro para a casa e colocar uma estrela no topo, para mostrar a sua família a bela cena que havia presenciado na floresta.
Decorações
Pular sete ondas
O costume de pular 7 ondas, foi trazida ao Brasil pelos africanos, porém, não há consenso sobre qual explicação melhor representa o costume.
Existem duas versões populares:
Vestir branco
Também trazida pelos africanos, a tradição de usar branco na virada do ano, ganhou força através da religião da umbanda. A roupa dessa cor serve para celebrar Iemanjá, além de significar paz e à purificação espiritual.
Comer lentilha
Uma tradição que chegou ao Brasil pelos imigrantes italianos. O alimento está associado a saúde financeira. Por ser verde e redondinha semelhante às moedas, a simpatia serve para atrair mais dinheiro.