Ser síndico, é ser responsável pelo patrimônio e o bem estar de dezenas, as vezes até centenas, de famílias, e justamente por isso, o síndico tem o dever de ser sempre transparente em sua gestão.
Quando um síndico é eleito, os condôminos depositam nele toda confiança de cuidar e administrar os recursos do condomínio. Mas infelizmente a corrupção está presente em muitos condomínios.
A alta quantia de dinheiro movimentada mensalmente acaba sendo usada de maneiras indevidas, as vezes até para benefício próprio, lesando de maneira grave o condomínio.
É aí que entra o papel do condômino, pois de nada adianta entregar a responsabilidade e não ficar atento aos gastos. Por isso os condôminos tem o direito e o dever de fiscalizar como esses recursos estão sendo utilizados.
Separamos aqui uma pequena lista de itens, que vão ajudar a ficar de olho na prestação de contas do seu condomínio.
Assembleia
A assembleia é a principal forma de exercer o papel de condômino, pois nas assembleias é onde o seu poder de escolha ajuda a decidir onde o dinheiro do condomínio será aplicado.
Além disso, prestações de contas são feitas em assembleias, por isso, é importante participar, tirar dúvidas e fazer sugestões.
Pasta de prestação de contas
Um item muito importante, mas que poucos condôminos conhecem. A pasta de prestação de contas geralmente contém documentos importantes sobre a administração do condomínio, como por exemplo: balancetes, extratos das contas, receitas do condomínio, despesas do condomínio, entre outros.
Todos os condôminos podem ter acesso a essa pasta após ela ser verificada pelo conselho do condomínio. Caso queira verificar os documentos, deve solicitar com antecedência ao síndico.
Vale lembrar que a pasta não pode ser levada para casa, e a conferencia deve ser feita na administração do condomínio.
Conselho fiscal
Como o próprio nome já diz, o conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar as contas do condomínio, e assim como o síndico, é eleito em assembleia.
Por isso é importante conhecer bem os candidatos ao cargo, para poder cobrá-los futuramente.
Inadimplência
A inadimplência tem um grande peso para o condomínio, podendo desestruturar completamente o planejamento mensal.
Por isso é importante que os condôminos acompanhem o relatório sobre inadimplência (acordos judiciais ou não).
Conta
Os condôminos podem também solicitar ao síndico o acompanhamento da movimentação da conta corrente, além fiscalizar o recolhimento de INSS e FGTS dos funcionários.