A tecnologia está presente em diversos momentos do nosso dia a dia, vivemos uma era de ascensão tecnológica, e muitos empreendimentos têm se modernizado para atender as necessidades e exigências de seus clientes.
Quando se trata de condomínios, essa preocupação é a mesma, além da comodidade para atender as demandas dos moradores em questões de segurança e bem-estar, essas melhorias podem trazer a longo prazo uma economia significativa para o condomínio, além de agregar valor aos imóveis.
Alguns dos itens da lista não são novidades no ramo condominial, mas ainda são pouco usados na grande maioria dos condomínios.
Mídia indoor utilizando TV em elevador e outros locais
Muito provavelmente você já deve ter visto em algum estabelecimento, ou até mesmo no elevador do seu trabalho esse tipo de tecnologia, ela não é exatamente uma novidade. Porém, em condomínios residenciais é uma tendência que vem ganhando espaço.
Com esse tipo de serviço, o síndico dá adeus de ter que colar avisos pelas dependências do prédio, podendo de maneira muito simples, reproduzir o mesmo anúncio para vários televisores dispostos nos elevadores, garagens e áreas comuns.
A aplicação da mídia indoor utilizando TV em elevador e outros locais geralmente necessitam de um bom investimento, porém se o síndico souber negociar, poderá fazer parcerias com os comércios da região, onde estes assumem as responsabilidades com os valores em troca de divulgação, podendo ser vantajoso para ambas as partes.
Gestão integrada/Automatização de tarefas
É muito comum hoje em dia que façamos muitas coisas sem sair de casa, como por exemplo: pagar contas, fazer compras, abrir uma conta no banco e etc. Temos disponível no mercado, inúmeros aplicativos e softwares que facilitam a nossa vida e nosso trabalho, eliminando algumas burocracias, filas e poupando muito tempo.
Os softwares de gestão condominial não são diferentes. Eles ajudam a manter o dia do síndico organizado, cadastros e documentos atualizados, para que os moradores tenham acesso e possam acompanhar de forma transparente a gestão do síndico, não sendo necessário esperar uma assembleia para saber a quantas andam a administração do condomínio.
Também é possível reservar os espaços comuns, registrar uma reclamação ou tirar uma segunda via do boleto, tudo através de um celular ou computador, sem a necessidade de ter que descer ou interfonar para o síndico o tempo todo.
Sistema de gerador de energia
Ficar sem energia em casa é um incomodo para todas as pessoas, mas agora imagine ter que subir 15/20 lances de escadas, fica ainda pior, não é mesmo?
Muitos condomínios tem adotado a ideia do gerador de energia como um recurso essencial, principalmente em cidades grandes onde incidentes com fios elétricos e postes ocorrem sempre que uma chuva mais forte começa. Com um gerador a rotina do condomínio não é interrompida pela falta de energia, evitando inclusive possíveis prejuízos com o dia de serviço dos funcionários que seria perdido caso não houvesse luz.
Portaria remota
Sistema de segurança que vem crescendo cada vez mais no meio condominial, a portaria remota talvez seja a mais conhecida dessa lista.
Com a portaria remota é possível controlar a distância tudo que seja referente a entrada e saída de moradores, visitantes, prestadores de serviços ou entregas de mercadorias e correspondência. Todo controle é feito por uma base de profissionais da empresa contratada, disponíveis 24h para solucionar qualquer eventualidade que venha ocorrer no condomínio.
Algumas das vantagens com esse serviço, além da diminuição das falhas humanas e ter registro de tudo, é também a diminuição de gastos com funcionários, além do síndico estar a par em tempo real de toda movimentação no prédio através do seu celular.
Investir em tecnologia valoriza mais do que apenas o condomínio, valoriza o condômino, a sua segurança e seu bem-estar.