Janeiro geralmente é um mês onde muitas pessoas vão viajar para aproveitar os últimos dias de férias e curtir o sol dessa época do ano.
Mas apesar do fluxo menor de pessoas no condomínio, o síndico precisa continuar alerta, pois é justamente nessa época que o condomínio fica mais vulnerável a assaltos e outros golpes. Por isso reforçar a segurança do condomínio é uma questão que deve ser priorizada junto as demais necessidades do dia a dia.
Por isso, vamos citar aqui algumas dicas para aumentar a tranquilidade e segurança do condomínio:
Invista em portaria remota
Muitos condomínios realizam o cadastro de veículos e moradores, para evitar a entrada de pessoas mal-intencionadas. Mas esta é uma atitude que ainda pode falhar, especialmente se for feita manualmente.
Prefira cotar um serviço de portaria remota ou virtual, que traz um controle muito mais completo e eficaz das entradas e saídas do local. Isso porque funciona da seguinte forma: os moradores recebem uma tag exclusiva de identificação e também o controle do portão para o acesso ao prédio.
Já os visitantes, ao chegarem no condomínio, entram em contato com os operadores da central de monitoramento, por meio de um interfone. É importante lembrar que a entrada só é permitida com a autorização do morador.
Fique atento às movimentações nas unidades
Na maioria das vezes, os moradores que viajam deixam a casa sozinha por muitos dias. Por isso, peça a essas pessoas que lhe avisem em caso de ausência prolongada. Fique atento também às movimentações fora da rotina normal nos apartamentos.
Caso o morador necessite que parentes ou amigos visitem a sua residência durante a viagem, faça o cadastramento destas pessoas com a central de monitoramento, se contar com o serviço de portaria remota. Ou então avise seu porteiro sobre os visitantes.
Instrua os funcionários sobre os procedimentos de segurança
Para garantir a segurança de todos, os colaboradores do condomínio também devem ser instruídos. Portanto, informe ao zelador sobre o funcionamento dos equipamentos e sistemas de segurança do prédio. Fale também sobre a importância dos colaboradores de não citarem a ausência ou o destino das viagens dos moradores, para pessoas estranhas ao condomínio.
Converse com os condôminos
A orientação dos moradores quanto às normas de segurança do condomínio também é indispensável. Seja por meio de assembleias ou de avisos em murais ou elevadores, alerte sobre os procedimentos anteriores à viagem. Fale também sobre a discrição com o destino e o tempo em que ficarão fora.
A entrega de jornais e revistas também precisa ser interrompida, em ausências mais longas. Inclua informações como esta que, apesar de simples, podem colaborar muito para a tranquilidade de todos.