Seja por falta de informações, ou por puro costume, no dia a dia muitos moradores recorrem ao síndico do condomínio para resolver os mais diversos tipos de situações.
No entanto, nem sempre existe a necessidade de acionar o síndico, ou nem sempre ele estará disponível. Seja um síndico orgânico ou profissional, dificilmente ele poderá atender as diversas demandas dos moradores, no horário solicitado.
Gerenciar um condomínio não é tarefa fácil, por isso é necessário saber separar as situações onde a presença do síndico é importante, e quando ela poderá ser resolvida de outras maneiras, para não sobrecarregar o trabalho do gestor.
Para ajudar, separamos aqui algumas das situações mais corriqueiras em um condomínio:
Barulhos
É importante saber que o síndico não precisa interferir em todos os casos de barulho, como por exemplo quando o ruído incomoda apenas um morador. Nesses casos, deve-se pedir ao zelador que interfone ao apartamento de onde vem o barulho e avise que os ruídos estão chegando a outras unidades.
Caso o morador prefira, pode tentar conversar de forma amigável para chegar a um acordo, sem a necessidade de mediação de algum colaborador do condomínio.
Mas lembre-se, bater na porta do vizinho de forma exaltada, não resolverá o problema e muito provavelmente irá criar outro ainda maior.
Barulhos recorrentes
Caso os itens acima não funcionem, o morador incomodado pode registrar sua reclamação no livro de ocorrências do condomínio, mas antes de acionar o síndico, deve ter provas que está sendo prejudicado, caso contrário será a palavra de um morador contra o outro, e o síndico não poderá fazer muita coisa.
Mas se o reclamante provar o seu ponto, o síndico deverá intervir, advertir e posteriormente, caso o problema persista, aplicar multa conforme descritos na convenção e regimento interno
Vazamentos
Outro caso muito comum são os vazamentos hidráulicos nas unidades. Antes mesmo de conversar com o vizinho, o morador costuma acionar o síndico de maneira equivocada.
O procedimento ideal é sempre o diálogo, portanto busque conversar com o vizinho para verificar de onde está vindo o vazamento. Caso não cheguem em uma conclusão, o síndico deve ser chamado para ajudar a averiguar a situação.
A parede da unidade deverá ser aberta, e constatado a causa do vazamento o responsável irá arcar com as custas do reparo.
Caso o vazamento seja das tubulações do condomínio, o mesmo deverá arcar com as responsabilidades do reparo. Caso o vazamento venha dos canos do próprio apartamento, o dono em questão será o responsável pelo conserto.
Desobedecer as regras do condomínio
Caso o morador presencie alguém desobedecendo as regras do condomínio como por exemplo: crianças sozinhas na área da piscina ou elevador, carro estacionado na vaga errada, animais andando sem coleiras etc., deve primeiramente tentar obter uma prova, seja uma foto ou outro morador que esteja por perto para atestar a veracidade do caso.
Depois disso, o zelador deve ser informado e o livro de ocorrências assinado. Por mais que pareça uma situação que o síndico deva ser chamado imediatamente, nem sempre ele estará no condomínio. Por isso não tenha receio de comunicar o zelador, ele tem a função de auxiliar o síndico, sendo seus olhos e ouvidos dentro do condomínio.
Prestação de contas
Nesse caso, é de responsabilidade do síndico prestar contas do uso dos recursos do condomínio, e os condôminos interessados devem recorrer a ele para esse tipo de informação.
Assembleias
Assim como a prestação de contas, é de responsabilidade do síndico convocar a assembleia. Caso exista alguma situação no condomínio que precise de aprovação, os moradores devem procurar o síndico e solicitar que seja convocado uma assembleia.
De forma geral, é muito importante que o primeiro passo para todas as situações, seja sempre o diálogo. Viver em condomínio é um exercício diário de paciência e colaboração, faça também a sua parte.