A limpeza sempre foi um dos serviços mais importantes e essenciais dentro de um condomínio, e nos últimos meses essa importância ficou ainda mais evidente.
Muitos síndicos tiveram que apertar os cintos com as despesas mensais do condomínio, suspender contratos e dispensar alguns funcionários, porém os serviços de limpeza continuaram em alta.
Diante da nova onda do covid que o país vem enfrentando, e sem previsão de quando tudo voltará ao normal, a única certeza que temos é que a prevenção ainda é a nossa melhor arma no combate ao vírus.
Por isso listamos aqui alguns dos serviços de prevenção mais procurados para condomínios durante a pandemia, quais as diferenças entre eles, e qual a melhor opção, veja:
Limpeza:
É o procedimento utilizado para remoção de sujeiras em superfícies, como poeira, terra e gordura. E quando combinados, produtos de limpeza (sabão, detergente etc.) com equipamentos auxiliares (esfregão, bucha etc.) tem uma eficácia de 60 a 90% contra bactérias e vírus.
Desinfecção:
Processo utilizado para reduzir, consideravelmente, a carga microbiológica de um local. Esse tipo de limpeza é eficiente no combate à vírus, pois destrói sua camada e acaba tornando o agente mais fraco e sem chances de transmissão.
A desinfecção é feita com produtos adequados a base de amônia ou cloro, e podem ser aplicados a partir de 3 técnicas diferentes:
Higienização:
Geralmente confundida com a limpeza, a higienização é uma das opções mais utilizadas em condomínios, pois combina as duas técnicas acima, limpeza e desinfecção.
Higienização nada mais é do que preparar o ambiente (limpeza), para receber produtos mais específicos (desinfecção) e assim, obter um ambiente 99% livre de vírus, bactérias e fungos.
A higienização é necessária e deve ser aplicada com regularidade em casos de condomínios que possuem grande fluxo de pessoas.
Mesmo sendo diferentes, são etapas do mesmo processo, por isso todas são igualmente importantes para a segurança do seu condomínio.
Dica: Antes de manusear produtos químicos, certifique-se sobre a forma correta de usá-los. Fazer misturas sem conhecimento prévio pode causar graves acidentes, como: queimaduras e asfixia. Opte sempre por um profissional qualificado.