O zelador é uma peça importante para o condomínio, diferente do que muitos pensam, esse profissional não é apenas encarregado da limpeza do prédio, mas é também um aliado indispensável do síndico.
Como o próprio nome diz, ele é responsável por zelar pelo bem-estar do condomínio e garantir que tudo corra bem no dia a dia. Mas é bom lembrar que o zelador não é um faz tudo, ele deve prezar pelo bom funcionamento do prédio e para isso, deve ter bem definidas suas funções para que não fique sobrecarregado com atividades que não são de sua responsabilidade.
Está com dúvidas do que um zelador faz? Aqui vai alguns exemplos:
Limpeza – O zelador é responsável pela fiscalização da limpeza do prédio, ele deve delegar as tarefas a serem feitas no dia a dia, e ficar de olho se estão sendo feitas de acordo. É importante ter um check-list com todas as atividades diárias para manter a organização.
Funcionários – Além de fiscalizar, juntamente com o síndico faz também a escala de folga dos demais funcionários do prédio. Algumas vezes é incumbido a ele a tarefa de treinar novos funcionários, bem como passar as regras do condomínio.
Manutenção – Lâmpadas queimadas, pinturas descascando, portão emperrado, falta de limpeza ou problemas na estrutura, são alguns exemplos do qual o zelador deve ficar atento, cabendo a ele informar ao síndico sobre qualquer alteração ou problema no condomínio.
Caso haja necessidade de reparos, o síndico deve certificar-se que todos os equipamentos de segurança estão sendo usados corretamente.
Lembrando que apenas pequenos reparos devem ser feitos pelo zelador, serviços mais complexos exigem um profissional especializado no assunto em questão.
Materiais – o zelador é responsável também pela aquisição, recepção e distribuição dos materiais de limpeza e insumos.
Condôminos – Muitas vezes na ausência do síndico, o zelador é quem resolve pequenas questões e tira dúvidas dos condôminos, bem como, também é responsável por garantir que as regras do condomínio sejam respeitadas pelos moradores.
Síndico – Como dito a cima, o zelador é um grande aliado. No dia a dia é difícil que o síndico esteja presente a maior parte do tempo, principalmente o síndico condômino, que trabalha fora e passa poucas horas nas dependências do prédio. O zelador torna-se seus olhos e ouvidos, por esse motivo é importante que o funcionário esteja atento a tudo que ocorre no condomínio, desde assuntos da limpeza, até coisas relacionadas a gestão.
Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar o contrato de trabalho para saber quais funções pode ou não delegar ao zelador, evitando a sobrecarga e atritos com o funcionário.
1 Comments
Excelente matéria !