Devido a urbanização crescente, é importante valorizar as áreas verdes em meio aos grandes centros. Com a verticalização das cidades, tem se discutido cada vez mais a importância desses espaços.
Além de qualidade de vida, espaço para pratica de esporte e lazer para a família, as áreas verdes valorizam a imagem do local, agregando valor ao ambiente, especialmente em condomínios residenciais.
Mas as vantagens vão muito além da valorização dos imóveis, por isso separamos aqui 3 benefícios de conservar as áreas verdes do seu condomínio. Veja:
Temperatura
De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Universidade de São Paulo (USP), a arborização tende a reduzir a sensação térmica. Entre locais arborizados e não arborizados, a diferença pode chegar até 5 graus Celsius
Espaço para recreação
Como dissemos, as áreas verdes são excelente espaço para a prática de esportes, lazer e atividades ao ar livre em geral. Para os condôminos, isso significa usufruir de uma excelente alternativa para recreação e descanso, sem precisar sair de casa.
Evita alagamentos
As áreas verdes conferem um grande valor estético aos condomínios, que se destacam em meio ao cinza do concreto das cidades. Porém o destaque vai além disso, tendo uma função muito importante, não apenas para o condomínio, mas para a sociedade em geral.
O clima tropical do Brasil, sempre quente e úmido, faz com que um dos maiores problemas urbanos sejam as enchentes.
Para tentar minimizar essa situação, hoje é determinado por lei que terrenos públicos e privados precisam de uma área para absorver a água da chuva de forma natural, a chama taxa de permeabilização.
A Prefeitura de cada município determina a porcentagem do terreno que deve ser permeabilizada, essa porcentagem varia muito de um município para outro, que pode variar entre 5 e 30%
Essas áreas verdes, ou permeáveis, ajudam na absorção da água da chuva, evitando assim alagamento nas grandes cidades e até mesmo dentro das áreas comuns do próprio condomínio.