Quando o assunto é lidar com obras no condomínio, muitos síndicos ficam com dor de cabeça só de pensar, isso porque, é uma situação que demanda muito tempo, atenção e principalmente paciência.
Apesar de ser algo que traz benefícios a todos do condomínio, as obras dão trabalho e as vezes geram transtornos aos moradores. É por isso que o síndico deve ter muita atenção durante o processo, para que tudo corra bem e de forma segura.
Pensando nisso, trouxemos aqui alguns pontos importantes que o síndico deve se atentar:
Aprovação em assembleia
Primeiramente, é importante ressaltar que antes de iniciar uma obra no condomínio, é necessário aprovação por parte da assembleia. Escolhendo, assim, a empresa, forma de pagamento e o rateio para as unidades
Fique atento às cláusulas do contrato da empresa escolhida
Um dos pontos importantes a serem observados é o contrato da empresa escolhida, o síndico deve estar atento a todas as cláusulas, como por exemplo
Isso ajudará a confirmar se a empresa está prestando serviços seguindo as regulamentações de segurança adequadas.
Comunique sobre os horários da obra
Deixe claro aos condôminos quando a obra irá começar, quando termina, os dias e horários que os prestadores de serviços estarão circulando pelas áreas do condomínio.
Disponibilize uma circular nos elevadores, ou outros canais usado para comunicação no condomínio, assim eles ficam constantemente cientes do que está acontecendo e podem adaptar-se a essa nova realidade temporária.
Controle de acesso
Antes de começar a fazer ou retomar uma obra, é importante conversar com a empresa que prestará o serviço. Saiba quantos funcionários serão necessários para o andamento da obra. O cadastro desses prestadores deve ser feito com antecedência. Anote entrada, saída, tempo, horário etc.
Limpeza
É importante definir com a equipe de limpeza do condomínio as rotinas que serão adotadas. Com o aumento de circulação de pessoas, poeira, entulhos etc, aumenta também a frequência com que a limpeza deve ser feita.
EPI’s
O síndico deve exigir de todos que entrem no condomínio para realizar qualquer tipo de serviço, equipamentos individual de segurança determinado para o trabalho a ser feito.