Fazer uma gestão assertiva dos funcionários do condomínio é de extrema importância, pois além de manter a organização e segurança do local, evita que o síndico tenha transtornos futuros.
Para realizar um bom gerenciamento, o síndico precisa estar atento e ter boas noções sobre alguns pontos, especialmente sobre as leis do trabalho. O síndico deve estar muito atento a esse tipo de situação, para que o condomínio não perca um funcionário, nem sofra com um passivo trabalhista futuramente.
Porém, esse é apenas um dos postos a serem observados na hora de fazer o gerenciamento dos funcionários. Confira outras dicas:
Defina as atribuições de cada funcionário
Cada funcionário do condomínio é contratado para exercer uma função especifica, e isso deve estar previsto já no contrato de trabalho.
As funções atribuídas a cada categoria, estão previstas na convenção do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios, e pode variar de um estado para o outro. Por isso é necessário saber o que diz o sindicato da sua região.
É importante saber com clareza o que cada funcionário deve exercer, isso evita a sobrecarga do funcionário e também transtornos futuros com ações trabalhistas.
Definir a escala
Para evitar o gasto excessivo com horas extras, o condomínio precisa de uma escala de trabalho bem definida. Assim, os funcionários terão horário certo para começar e terminar o expediente, deixando as horas extras somente para situações que sejam necessárias.
Regularizar a situação dos funcionários
Assinar a carteira de trabalho e pagar todos os encargos trabalhistas aos funcionários evita que, posteriormente, alguns deles entrem com um processo trabalhista contra o condomínio. Além de evitar transtornos, o condomínio deixa de pagar grandes quantias em indenização e gastos com advogados.
Ficar atento às leis trabalhistas
As leis trabalhistas podem ser confusas para quem não tem experiência com o assunto. Uma dica é estudar essas leis para evitar situações desagradáveis no futuro. Se você não tiver disponibilidade para tal, o ideal é contratar um assessor jurídico para te orientar, pelo menos no início da gestão.
Comunicação condôminos e funcionários
Sempre tem aqueles moradores que gostam de pedir ajuda com um cano quebrado no apartamento, ajuda para carregar comprar ou outros materiais entre outras situações.
Mas apesar de prestar serviços para o condomínio, os funcionários não são empregados dos moradores diretamente, e por isso não devem sair de seus postos para prestar serviços particulares nas unidades.
É função do síndico, portanto, fazer com que a relação entre condôminos e funcionários seja a melhor possível, evitando qualquer tipo de abuso de autoridade por parte dos moradores.
Outra opção que vem sendo muito utilizada em diversos condomínios é a terceirização dos funcionários. Nesse caso, qualquer situação ficaria sob responsabilidade da empresa contratada. Além disso, se um funcionário tiver algum imprevisto e não puder comparecer ao trabalho, a empresa terceirizada se encarrega de chamar um substituto.
Mas de qualquer forma, ainda cabe ao síndico fiscalizar e reportar a empresa prestadora de serviços qualquer irregularidade, ou situação não prevista em contrato.