O natal é sem dúvida uma das festividades mais aguardadas do ano. Comida, amigos, família e a clássica decoração com muitas luzes e enfeites, fazem a composição para essa data.
Uma grande tradição mundo a fora, e também muito presente no Brasil, os enfeites natalinos já começam a aparecer nos comércios e casas de todo país.
O espírito de final de ano é contagiante, todos querem participar, seja com uma tímida árvore na sala, até grandes projetos na fachada da casa.
Porém, para quem mora em condomínio, fazer a decoração das áreas externas exigem um pouco mais de cuidado e planejamento.
Por isso, separamos aqui algumas dicas para deixar o seu condomínio bonito e garantir a tranquilidade e segurança de todos:
Planejamento
A ideia é reciclar os enfeites do ano passado ou usar uma nova decoração? O orçamento para esse tipo de ocasião já está previsto no orçamento anual do condomínio?
Esses são alguns dos questionamentos que devem ser feitos para que não haja desentendimentos entre o síndico e os condôminos.
Caso o gasto não conste no orçamento anual, o assunto deve ser votado em assembleia, tanto para decidir se a decoração será a mesma, como quanto dinheiro será empregado na tarefa no caso de uma nova decoração.
Em alguns condomínios, o sindico tem autonomia para utilizar uma certa quantia para esse tipo de evento, sem necessidade de aprovação em assembleia. Consulte seu RI ou Convenção para saber se esse não é o caso do seu condomínio.
Compras
Nessa época do ano, os centros comerciais já estão abarrotados de materiais de decoração, por isso vale a pena dar uma boa pesquisada nos diferentes preços oferecidos.
Se for comprar um novo jogo de luzes, de sempre preferência pra luzes de LED, além de baratear o custo da energia elétrica, são mais duradouras e você poderá reutilizar por mais alguns anos.
Outra coisa muito importante é ficar de olho nos produtos certificados pelo INMETRO e ABNT, evitando assim o risco de curtos, incêndios, choque elétrico e outros problemas nas instalações do condomínio.
Reciclagem
Essa é uma dica valiosa para condomínios, pois os enfeites feitos de matérias reciclados são mais baratos, e ainda incentivam os moradores a separar e reciclar o lixo, uma tarefa muito difícil nos condomínios.
Existem inúmeros tutoriais na internet sobre os mais diversos tipos de enfeites com garrafas pets e outros materiais. Se o seu condomínio estiver com pouca verba esse ano, vale a pena dar uma conferida nessa opção.
Mão na massa
Para ajudar a instalar a decoração, o síndico pode montar uma equipe de moradores interessados na tarefa. Espalhe comunicados pelo condomínio e incentive a participação dos moradores.
Mas não esqueça de seguir os protocolos de proteção. Uma dica é dividir as tarefas e realiza-las ao longo da semana, dessa forma o síndico pode montar pequenos grupos de 3 ou 4 moradores para cada tarefa, evitando assim grandes aglomerações.
Caso a decoração seja simples e com poucos adereços, os funcionários do condomínio podem se encarregar da tarefa.
Mas se os locais para instalar as decorações forem lugares altos e de difícil acesso, o ideal seria contratar profissionais especializados. O uso dos equipamentos certos facilita o trabalho e evita acidentes dentro do condomínio.
Cuidados extras
Geralmente as decorações permanecem ligadas durante toda a noite, por isso certifique-se que a iluminação não causara nenhum incomodo aos condôminos, em especial aqueles que moram nos andares mais baixos e consequentemente, mais próximos as decorações externas.
Evite enfeites que tocam musicas para não atrapalhar os condôminos durante a noite. Mas se optar por esse modelo, escolha os que possam ser deligados durante a noite, sem comprometer o funcionamento do restante da decoração.