Todos nós temos a necessidade de nos sentirmos seguros, e essa busca por segurança começa pelo local em que escolhemos para morar. A segurança muitas vezes conta como fator muito importante na hora da decisão, e justamente por isso, muitas pessoas tem optado por morar em apartamento, além da praticidade são mais seguros.
Podemos ter uma dimensão sobre isso, observando a quantidade e variedade de dispositivos de segurança pensados para condomínios: portaria remota, biometria, leitor facial, câmeras inteligentes, rondas monitoradas, entre outros.
Podemos então afirmar que viver em condomínio é estar livre de riscos?
Infelizmente não! Existem hoje sistemas muito sofisticados que ajudam a proteger o condomínio e os condôminos, porém é preciso estar alerta, pois existem muitos golpes que fazem vítimas desatentas e que podem colocar em risco o condomínio inteiro.
E claro que o momento atual que estamos vivendo, não passaria despercebido para esse tipo de golpe.
Em um momento de isolamento social, onde muitas pessoas tem receio de sair de casa, aumentou exponencialmente a demanda por serviços delivery. Muitos assaltantes estudam as rotinas dos condomínios, e isso pode ser uma arma para eles.
Por isso, uma dica importante: O entregador não deve ter acesso ao condomínio, e que o morador desça até a portaria para buscar sua entrega. Ter um portão com passa volume ajuda a diminuir os riscos, não sendo necessário que o morador saia para fora.
Outro golpe que vem chamando a atenção no último mês, também vem de um oportunismo do medo das pessoas em relação a pandemia que estamos enfrentando.
O agente de saúde, ou da vigilância sanitária são os novos
disfarces usados por assaltantes.
Prometem fazer testes nos condôminos e muitas vezes dão o nome de algum
condômino.
Por isso uma dica importante: Caso não tenha solicitado nenhum serviço, não permita a entrada de estranhos. Caso seja fornecido o nome de algum condômino, interfone para confirmar se as informações batem. Faça perguntas e diga que vai verificar as informações.
Geralmente é o suficiente para afugentar quem esteja mal intencionado, mas caso seja necessário é importante acionar a polícia para verificar a situação.
Todo gestor quer o melhor para o seu condomínio e se preocupa com a saúde de seus moradores, mas é importante estar atento para não cair em golpes como esses, pois um pequeno descuido pode causar grandes estragos a centenas de pessoas.
1 Comments
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!