Devido a pandemia do vírus covid-19, muitas pessoas ainda permanecem trabalhando de casa, deste modo, muitos condomínios estão com suas unidades ocupadas quase que 100% diariamente.
Com o aumento de moradores passando mais tempo no condomínio, aumentam também os gastos, principalmente se levado em consideração as despesas extras geradas com limpeza e produtos como álcool em gel.
Os últimos meses tem sido um desafio para muitos síndicos, que precisam tomar decisões difíceis para não deixar que o condomínio fique no vermelho. Diante disso fica uma dúvida muito recorrente:
O síndico pode aumentar a taxa condominial?
As taxas condominiais não podem ser alteradas pelo síndico senão por meio de assembleia. Dessa forma, caso seja necessário o aumento da cota para manter as finanças do condomínio em dia, o síndico deverá convocar uma assembleia para que os condôminos decidam e assim criar o comprometimento dos moradores no pagamento das taxas extras.
Caso a assembleia não seja uma possibilidade no momento, existem outras formas?
Você pode falar com os fornecedores para tentar uma adequação nos contratos por conta desse momento peculiar que estamos vivendo, sem obviamente inviabilizar a operação deles, mas que possa permitir uma redução nos gastos.
Faça uma campanha de conscientização para que as pessoas consumam energia e água de forma consciente evitando desperdícios, o que irá refletir nos gastos do condomínio.
Se por acaso estiver realizando algum rateio extraordinário para obra futura, que não é necessária neste momento, suspenda esse rateio e depois valide esta suspensão em assembleia o que certamente irá refletir em redução taxa e talvez desnecessidade de aumento por ora.
Vale lembrar que, todo valor arrecadado com a taxa condominial, é o valor necessário para manter o condomínio funcionando e que por isso o senso de coletividade deve estar cada vez mais presente na vida das pessoas que moram em condomínios. Faça sua parte.