Começou essa semana em vários estados do país, a campanha de vacinação contra a gripe que ocorre anualmente.
E como medida de prevenção muitos municípios estão adotando a vacinação a domicílio. Essa que não é uma pratica recente e já vem sendo muito utilizada em lugares mais carentes com difícil acesso aos postos de saúde e será agora amplamente usada em muitos municípios para vacinar a população.
A vacinação será destinada principalmente aos grupos de riscos, como os idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Para evitar aglomerações e a propagação maior entre os grupos vulneráveis, muitas secretarias municipais de saúde, estão disponibilizando kits de vacina para profissionais voluntários habilitados. O profissional interessado deve se cadastrar e agendar a retirada dos kits.
Vacinação no condomínio
O síndico que estiver interessado deve primeiro fazer um levantamento dos moradores idosos do condomínio, e depois entrar em contato com a secretaria de saúde do seu município e solicitar a vacinação.
É importante que o síndico se atente a alguns cuidados na hora de organizar a vacinação, para evitar aglomeração e o contato muito próximo entre as pessoas. É preciso ter uma boa organização e pensar com antecedência no lugar onde será feita.
A recomendação é que seja em local aberto e amplo, como os pátios ou quadras poli esportiva. O síndico pode disponibilizar cadeiras, dispostas de formas estratégicas com uma distância recomendada de 2m entre uma e outra. Caso o prédio não tenha um grande espaço, é possível optar por um rodizio e determinar a quantidade de pessoas que descerão por vez ao local da vacinação.
Lembrando que pessoas idosas que apresentam sintomas suspeitos como, febre e problemas respiratórios, não poderão recebe a vacina. Recomenda-se nesses casos, que a pessoa procure um profissional especializado para um encaminhamento mais adequado.
Se você é síndico ou morador e ficou interessado, entre em contato com a secretaria de saúde do seu município e verifique se esse serviço já está disponível. Vamos cuidar de quem mais precisa nesse momento.