Morar em condomínio é exercer o bom senso e o espirito de coletividade diariamente. Porém não é o que temos visto nessa quarentena, muitos condôminos relatam que houve um grande aumento de atritos entre os vizinhos.
Com as áreas de lazer fechadas, alguns moradores decidem por fazer festas e confraternizações em seus próprios apartamentos, gerando desconforto para os vizinhos, e muitas reclamações para o síndico.
Por se tratar de um momento atípico, muitas pessoas tem dúvidas com relação as proibições nos condomínios.
Afinal, o síndico pode barrar festas nos apartamentos durante a quarentena?
Sim, o síndico pode intervir caso um morador decida fazer algum tipo de confraternização que envolva uma aglomeração de pessoas.
Mesmo que seja em área privada, a circulação de varias pessoas desconhecidas dentro do condomínio pode colocar em risco a saúde dos moradores que estão seguindo as recomendações de isolamento.
Existe ainda o fato de que muitos condôminos estão
trabalhando home office, famílias com crianças e idosos, ou profissionais que
trabalham com os ditos serviços essenciais, que precisam descansar, porque suas
atividades estão exigindo o dobro nesse período.
Tudo isso deve ser levado em conta por aqueles que cogitam a ideia de fazer uma
festa em seu apartamento.
Em casos extremos onde o condômino não respeite os pedidos do síndico e não aceite uma mediação amigável, a polícia pode ser chamada para que a situação seja resolvida.
E pessoas da família ou amigos?
O ideal é que apenas moradores entrem e saiam do condomínio, porém, não existe nenhum motivo para que um familiar ou amigo seja impedido de visitar um condômino. Mantendo, claro, o bom senso e evitando grupos com mais de 3 pessoas.
Devemos lembrar que o direito individual não sobrepõe o coletivo, estamos vivendo momentos difíceis, e mais do que cuidar de si mesmo é essencial cuidar e pensar no próximo.
1 Comments
Acredito que deveria ser obrigatório.