O topo dos condomínios residenciais geralmente são espaços pouco utilizados. Mas você sabia que é possível ganhar uma renda extra para o condomínio com a utilização desse espaço?
Muito provavelmente se você mora em centros urbanos, já notou algumas dezenas de prédios residenciais e comerciais, com antenas no topo. Pois bem, essas antenas muitas vezes não são para uso do prédio, mas sim de alguma empresa de telefonia ou rádio, que alugou o espaço para coloca-las ali.
Apesar de não ser uma prática recente, muitas pessoas desconhecem a possibilidade de alugar o topo do prédio.
Por isso se você ficou interessado em gerar uma renda extra para o seu condomínio, veja como pode ser feito, e os cuidados a serem tomados:
AVCB
O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é fundamental para que o condomínio consiga alugar o espaço para essas empresas. Antes da instalação das antenas existe uma rigorosa análise técnica, e se o condomínio não estiver com a documentação de segurança em dia, dificilmente a empresa fechará contrato.
Localização
Os locais são avaliados e escolhidos com bastante critério por empresas especializadas. Alguns dos critérios de localização são:
Outro fator que conta bastante é a região onde o condomínio está localizado, se o mesmo estiver em uma região elevada e mais aberta, certamente será mais atrativo.
Procura por empresas interessadas
Existem hoje no mercado empresas especializadas que fazem ponte entre o condomínio e as operadoras interessadas em alugar.
Dessa forma, síndico não precisa ter todo trabalho de ligar e mandar e-mails, basta se cadastrar em uma dessas empresas e esperar que façam contato.
Assembleia
O condomínio preenche todos os requisitos, e existem empresas interessadas em alugar o espaço do condomínio, então agora é só assinar o contrato, certo?
Errado! Mesmo depois de todos esses passos, o serviço ainda deverá ser aprovado em assembleia.
Existem algumas divergências quanto ao quórum necessário para aprovação, porém a grande maioria costuma aprovar com 2/3 dos moradores.
Segurança
Antes de assinar o contrato, o síndico deve ter certeza que todas as instalações serão seguras para o condomínio, para isso, é importante que alguns documentos como: plantas, seguro com a cópia da apólice, projeto de para-raios com atestado, atestado de estabilidade estrutural, ART – Anotação de Responsabilidade Técnica e responsabilidade civil, Laudo Radiométrico, licença de funcionamento de estação da Anatel e atestado de impermeabilização do local pós instalação, sejam solicitados à empresa.
Como os contratos costumam ser longos, o síndico também deve estar atento as especificações do contrato, como por exemplo:
Outro item importante é que o síndico estabeleça algumas regras sobre as visitas técnicas e circulação dos funcionários da empresa no condomínio, como:
Danos à saúde
Não existe nenhuma evidencia cientifica até o momento que comprove algum malefício a saúde dos moradores, causados pela instalação de antenas em condomínios ou locais próximos.