Manter uma boa gestão financeira no condomínio é uma das tarefas mais importantes do síndico, e também uma das mais complexas.
Apesar de ser fundamental, muitos gestores tem dificuldades de lidar com as questões financeiras, o que pode comprometer não apenas o condomínio, mas o próprio síndico por uma má gestão de recursos.
Muitas das dificuldades na hora de gerenciar as finanças, está ligada a falta de conhecimento no assunto. Por isso, separamos aqui 3 dos principais erros que devem ser evitados se você quer fazer uma boa gestão em 2023.
Fundo de Reserva
O fundo de reserva como o próprio nome sugere, é uma reserva do condomínio para cobrir futuras despesas e gastos emergenciais com a manutenção como vazamentos, infiltrações, pequenos reparos, entre outros.
Caso o condomínio tenha qualquer problema, sem os fundos com recursos financeiros, será preciso realizar uma assembleia condominial para que os custos sejam repartidos entre os condôminos, acarretando em um trabalho maior para o síndico, e uma taxa extra “surpresa” para os moradores.
Ainda sobre o fundo de reserva, outro problema bastante comum é o uso indevido desse recurso. Muitos gestores recorrem ao fundo de reserva para cobrir inadimplência, pagar fornecedores ou funcionários. Apesar de parecer uma boa solução, o fundo de reserva não deve ser usado para cobrir despesas que não sejam de caráter emergencial, como os citados acima.
Não controlar a inadimplência
Um dos maiores desafios de grande parte dos condomínios é combater a inadimplência, muitos gestores encontram dificuldades em reaver valores em atraso, ou acabam empurrando a situação por muito tempo.
É imprescindível que o síndico tenha total controle sobre os dados de pagamento das taxas condominiais de todos os moradores. Além disso, deve estabelecer regras claras sobre o modo de cobrança.
O síndico também deve reforçar aos condôminos a importância de manter a cota condominial em dia, e principalmente frisar a todos que o condomínio é rateio de despesas, ao passo que, todo valor arrecadado é o valor necessário para manter o condomínio funcionando, com água, luz, gás, e outros serviços importantes.
Outra boa solução para o condomínio, é contratar uma empresa especializada em cobrança para não ter que se preocupar com mais essa função e ainda não desgastar a relação com o condômino inadimplente. Essa cobrança feita por uma empresa contratada poderá ser da forma garantida ou extrajudicial.
Na forma garantida a empresa irá adiantar a receita do condomínio. Esse tipo de cobrança deve ser aprovada em assembleia, pois será cobrada uma taxa de serviço.
A cobrança extrajudicial não terá custo para o condomínio e a empresa ficará responsável de cobrar essas cotas condominiais atrasadas, sendo que não é necessário a aprovação do serviço por meio de assembleia. Ambas as formas de cobrança facilitam muito a vida do síndico.
Não analisar os contratos
Analisar os contratos com os fornecedores é de suma importância. As despesas condominiais envolvem custos com insumos, funcionários e outros itens. Para cada uma delas, é feito um contrato com determinado fornecedor.
Mas é preciso estar atento sempre nos contratos, principalmente quando há previsão de reajuste contratual. Neste caso, o custo para o síndico só aumenta, impactando negativamente a saúde financeira do condomínio.