É natural que toda construção se deteriore ao longo dos anos, por isso a inspeção predial é fundamental para manter o bom funcionamento e segurança de todo o condomínio.
Além de ser uma das principais e mais importantes tarefas do síndico, a inspeção predial pode evitar gastos desnecessários para o bolso dos moradores, afinal, é muito mais barato conservar do que consertar.
Por isso separamos aqui uma lista de itens que você precisa ficar de olho no seu condomínio, veja:
Estrutura
Pequenas fissuras que surgem ou aumentam de tamanho, pilares que começam a inchar, vigas trincadas, reboco soltando, manchas de umidade, ferragem exposta; são alguns dos indícios de patologias. Elas podem surgir por diversas causas podendo comprometer a segurança e estabilidade da edificação.
Por isso é importante um olhar atento, ao notar qualquer um desses indícios, um técnico deverá ser solicitado para melhor averiguação da extensão do problema, e assim sugerir a melhor opção para corrigir o que for preciso.
Para-raios
O para-raios do condomínio deve ser checado semestralmente, e essa vistoria deve ser feito por uma empresa especializada. É dever do síndico estar atento ao período de vistoria, pois caso ocorra qualquer problema e fique comprovado negligencia, o síndico pode responder civil e criminalmente.
Itens que devem ser avaliados pelo técnico na inspeção:
Extintores, mangueiras e hidrantes
Os extintores devem estar dentro do prazo de validade e possuir selo de qualidade do Inmetro.
As mangueiras não devem ter menos que 15m e devem permanecer enroladas de forma correta, além de estarem secas ao serem enroladas, pois a água acumulada pode apodrecer o tecido da mangueira com o tempo.
Os hidrantes precisam ser checados com frequência, pois muitas vezes são alvos de vandalismos e furtos. Os hidrantes precisam ter mangueira, adaptador, chave e esguicho.
Porta corta-fogo
Um dos itens mais importantes contra incêndios, é a porta corta-fogo. Por esse motivo ela deve ser mantida sempre desobstruída, sem objetos por perto que dificulte a passagem (plantas, móveis, e itens dos moradores), e principalmente, em hipótese alguma ela deve ser trancada.
Outro item que deve ser verificado são as molas, que fazem com que a porta se feche sozinha e de forma completa.
Escadas, Rota de fuga e sinalização
Faça inspeções periódicas para verificar se as luzes de emergência estão funcionando;
Verifique se o corrimão está bem preso a parede, se não é muito alto ou baixo. Verifique também sinais de oxidação ou pontas;
Em todos os lances de escadas devem estar sinalizados com placas fotoluminescentes (que brilham no escuro), e devem conter as seguintes informações: setas indicando a direção correta, o andar do prédio, e onde estão os itens de segurança (hidrante, extintor etc)