A convivência pacifica entre vizinhos nem sempre é fácil. Quando se mora em condomínio então, existem inúmeros motivos que levam a conflitos: barulhos de todos os tipos, festas, infiltrações, animais de estimação e vagas de garagem, são alguns exemplos de tantos outros.
Mas se para os moradores são necessários pequenos esforços diários para uma boa convivência, para o síndico, exige um trabalho ainda mais constante, além é claro, de um estudo sobre o condomínio.
Uma das maiores reclamações dos síndicos com relação aos moradores, está no desrespeito com as regras, e na falta de participação/colaboração em assuntos para o condomínio.
Sendo os dois problemas citados, causa e consequência. Quando não existe participação dos moradores, nem interesse pelos assuntos do condomínio, é muito mais fácil que exista uma tendência a ignorar os limites, seja sobre alegação de não ter conhecimento prévio sobre tal regra, ou pelo fato de que o morador se sente seguro em saber que não será fiscalizado e cobrado pelos seus atos.
Mas o que o síndico pode fazer para amenizar e evitar que situações como essa ocorra dentro do condomínio?
Conheça os seus moradores
Conhecer e estabelecer um padrão para o seu condomínio é o primeiro passo, por exemplo:
Quando se tem um condomínio com maior rotatividade de inquilinos, é necessário elaborar diferentes materiais de comunicação, como por exemplo, um manual de boas-vindas.
Se o condomínio possuir uma porcentagem maior de condôminos e moradores mais antigos, a comunicação deve seguir outra linha, a reeducação. Nesse caso, são moradores que já estão acostumados a ter uma rotina de introspecção, não se relacionam com os vizinhos, tem pouca participação em assembleias e não lê aquele cartaz do elevador.
Ai que entram as outras dicas:
Seja criativo e menos formal
Como dito acima, pouco provável que o morador vá ler toda aquela lista de regras no elevador enquanto sobe até seu apartamento.
Por isso é importante achar outros meios de chegar até ele. Na era digital, existem muitas formas de se comunicar com o condomínio de forma rápida e assertiva.
Depois de achar meios alternativos, é necessário pensar em como passar a mensagem aos moradores, seja breve e interessante.
Faça um calendário de publicação, é mais simples do que parece. Primeiramente é preciso ter em mente o que será comunicado referente ao condomínio, sobre regras, horários etc.
Depois disso separe por tópicos e vá soltando aos poucos para que seja absorvido pelos moradores, sem se tornar cansativo.
Outra dica é inovar no conteúdo, acrescentando notícias interessantes, dicas e indicações. Tudo em momentos bem pontuais para que não desvie o foco da questão principal, o condomínio.
É necessário paciência e uma boa comunicação. Pode acontecer do síndico achar que não está surtindo resultados, mas a conscientização leva tempo.
Mostre aos condôminos a vantagem da colaboração
Um condomínio organizado que segue as regras e tem senso de colaboração possui inúmeras vantagens em comparação a um condomínio que não possui os menos atributos, veja:
Valorização do condomínio – Quando um condomínio é bem organizado, limpo, manutenções em dia, moradores e colaboradores receptivos, tem grandes chances de melhorar a valorização de mercado.
Segurança – Quando os moradores seguem as regras do condomínio, é muito mais difícil que sejam vítimas de assaltos e outras situações que põe em risco a segurança do condomínio.
Lazer e bem estar – Se houver fiscalização e cobrança por parte dos moradores, a chances de infrações diminuem significativamente. Quando todos respeitam os espaços coletivos, aquele morador que não estava preocupado com as regras, passa a pensar mais antes de infringir alguma delas. Deste modo, todos terão tranquilidade e qualidade na hora de usufruir das áreas de lazer do condomínio.
É importante que os moradores e condôminos entendam que suas ações podem afetar direta e indiretamente a vida dos outros. Quando todos participam e seguem as regras, o condomínio só tem a ganhar.