A segurança muitas vezes conta como um fator decisivo na hora de adquirir um imóvel, e justamente por isso, muitas pessoas têm optado por morar em condomínios, que além da praticidade, costumam ser mais seguros.
Observando a quantidade e variedade de dispositivos pensados para condomínios (portaria remota, biometria, leitor facial, câmeras inteligentes, rondas monitoradas), podemos ver a extensão da preocupação em manter a segurança dos moradores.
Podemos então afirmar que viver em condomínio é estar livre de riscos?
Infelizmente não! Apesar dos inúmeros sistemas de segurança disponíveis no mercado, o fator humano conta muito na segurança do condomínio, pois existem muitos golpes que fazem vítimas desatentas, colocando em risco todo o condomínio.
Por isso separamos aqui algumas dicas para prevenir e minimizar os riscos de cair nesses golpes. Veja:
Segundo pesquisa, os disfarces de entregador de comida, prestadores de serviços (telefonia, internet, corretor de imóveis etc.) e agentes de saúde, são alguns dos mais usados por assaltantes para enganar a portaria e moradores, garantindo livre acesso ao condomínio.
Entrega delivery
Em um momento de pandemia e restrições, aumentou exponencialmente a demanda por serviços delivery. Muitos assaltantes têm se aproveitado desse fato para conseguir enganar a portaria e cometer assaltos dentro das unidades.
Por isso, uma dica importante: O entregador não deve ter acesso ao condomínio, o morador deve descer até a portaria para buscar sua entrega. Ter um portão com passa volume ajuda a diminuir os riscos, não sendo necessário que o morador saia para fora.
Agentes de Saúde
Outro golpe que vem chamando a atenção no último mês, também vem de um oportunismo do medo das pessoas em relação a pandemia que estamos enfrentando.
O agente de saúde, ou da vigilância sanitária são os novos disfarces usados por assaltantes.
Prometem fazer testes nos condôminos e muitas vezes dão o nome de algum condômino.
Por isso uma dica importante: Caso não tenha solicitado nenhum serviço, não permita a entrada de estranhos. Caso seja fornecido o nome de algum condômino, interfone para confirmar se as informações batem. Faça perguntas e diga que vai verificar as informações.
Geralmente é o suficiente para afugentar quem esteja mal-intencionado, mas caso seja necessário é importante acionar a polícia para verificar a situação.
Prestadores de serviço
Técnicos: Sempre que um técnico precisar visitar uma unidade, o morador deve deixar informado os dados do técnico, data e horário que irá comparecer. De preferência, esse agendamento deve ser feito pelo aplicativo do condomínio, por interfone ou pessoalmente, evitando que pessoas fora do condomínio liguem se passando por um morador.
Corretores de imóveis: Como em todos os outros casos, o morador deve deixar avisado ao condomínio a data e horário da visita, bem como os dados do corretor. E lembrando que mesmo estando ok as informações, só deve ser liberado com a autorização do morador que agendou a visita.
É sempre importante investir em treinamentos para a equipe do condomínio, principalmente para funcionários responsáveis pela portaria. Um porteiro bem treinado é de suma importância para evitar tais golpes. Além é claro, da compreensão e ajuda dos moradores, que devem seguir as regras de segurança do condomínio.
Todo gestor quer o melhor para o seu condomínio e se preocupa com a segurança de seus moradores, por isso é importante estar atento para não cair em golpes como esses. Um pequeno descuido pode causar grandes estragos a centenas de pessoas.