Faltam apenas 10 dias para o natal e 2021 já bate em nossa porta. Muitas pessoas já estão desfrutando dos seus dias de recesso em casa com a família e aproveitando o clima de final de ano.
Mas o síndico, ele continua recebendo comunicados, avisando que o pisca-pisca da portaria parou de funcionar de novo, que a luz do corredor vai precisar ser trocada, e que o seu João do 6° andar estacionou na vaga do vizinho outra vez.
É, a vida de síndico não é nada fácil, e assim como todos, eles também merecem uns dias de descanso.
Por isso, separamos aqui algumas providências que o síndico deve tomar antes de se ausentar do condomínio, confira:
Como fazer?
Antes de se ausentar, verifique as regras do condomínio em relação as férias. Geralmente no regimento consta quem deverá assumir na ausência do síndico. Podendo ser o subsíndico (quando houver), ou o presidente do conselho fiscal.
Caso seu regimento não tenha nada específico sobre isso, o mais indicado seria levantar esse ponto em uma assembleia e votar.
Decidido quem assumira temporariamente a gestão do condomínio, é hora de planejar os próximos passos:
Comunique
Avise todas as partes interessadas, subsíndico, conselho, moradores, prestadores de serviço e até mesmo fornecedores.
Organize
Muitos condomínios costumam adiantar o boleto do mês de dezembro, para que as contas sejam pagas com antecedência devido a correria do final de ano.
Se esse não for o caso do seu condomínio, certifique-se de quitar os débitos em aberto antes de se ausentar, evitando gastos extras para o condomínio com juros e multas por atraso nas contas.
Informe
Deixe tudo claro ao substituto, quando sairá, quando volta, as tarefas que estão em andamento e como agir em certas situações de conflito.
O gestor temporário deve ter noções básicas de como agir caso ocorra um imprevisto, por exemplo:
Um cano que se rompe, é uma situação que precisa de medidas rápidas. O gestor temporário deve saber para quem ligar para que os reparos sejam feitos, evitando danos maiores ao condomínio.
Moradores Explique aos moradores e prestadores de serviço a quem devem se dirigir caso precisem de algo, e assim evitar de ser acionado o tempo todo durante seus dias de descanso.