O regimento interno é um documento de extrema importância para o condomínio. Nele estão contidas as regras que mantem a ordem e o bem estar entre os condôminos.
Quem mora em condomínio certamente sabe da existência deste documento que contém as regras sobre o uso dos espaços comuns, realização de obras, reformas e mudanças, além de estabelecer como será o uso da garagem e das vagas de estacionamento.
Mas será que todos conhecem realmente tais regras?
Por incrível que pareça nem todos os moradores conhecem o regimento interno. Existem muitas pessoas que estão morando em apartamento pela primeira vez e tem dúvidas sobre coisas simples como por exemplo: horários para mudança, reserva de áreas comuns e etc.
Para evitar problemas e desavenças com um ou outro morador, aqui vão algumas dicas:
- Faça cópias do regimento interno: sempre que um novo morador chegar, dê a eles uma cópia, explique como funciona o condomínio e deixe claro também sobre as punições caso ocorra a quebra das regras. Seja receptivo e solicito para esclarecer quaisquer dúvidas dos novos moradores.
- Aplicativos: Alguns condomínios possuem softwares de administração com bate papo interativo para os condôminos, use essa facilidade para criar um espaço de perguntas e respostas, e deixe a convenção e regimento interno disponíveis para consultas.
- Caso seu condomínio não tenha esse sistema, vale a pena pensar sobre a possibilidade de criar um grupo de Whatsapp. Lembre-se de criar algumas regras claras em relação ao uso do grupo para que não vire fonte de correntes e mensagens de bom dia, isso pode tirar o foco do grupo e causar atritos.
- Assembleias: Não tenha medo de ser tido como repetitivo, sempre reforce o regimento interno nas assembleias, colha as dúvidas que mais recebe, e as maiores reclamações e faça disso uma pauta na reunião.
Não tenha medo de pecar pelo “excesso”, condôminos bem informados fazem um condomínio saudável, e deixa o trabalho do síndico mais fácil e leve.