Ser síndico exige dedicação e conhecimentos administrativos, legais, técnicos e operacionais. É preciso conhecer para tomar decisões corretas de modo a não colocar o condomínio em risco e prejudicar os moradores. Ser síndico, é ser responsável pelo patrimônio e o bem estar de dezenas, as vezes até centenas, de famílias, e justamente por isso deve estar bem preparado para assumir tal cargo.
Cada vez mais o amadorismo vem perdendo espaço dentro dos condomínios, por mais que o síndico não seja profissional e sim um morador, a preocupação com a gestão tem levado essas pessoas a buscarem cada vez mais informações, a fim de entender e atender melhor as necessidades do condomínio.
Existem hoje no mercado cursos, eventos, palestras e materiais dos mais variados tipos, sobre gestão condominial, voltados para síndicos condôminos e profissionais.
O mercado condominial cresce a cada ano, e os novos condomínios exigem cada vez mais preparo. Por isso, separamos aqui alguns pontos onde um bom gestor se destaca dos demais.
Veja:
Conhecimento
Um bom gestor está sempre buscando informações que possam agregar valor ao condomínio, seja através de cursos, vídeos na internet, eventos, palestras e etc.
Assim como uma empresa, gerir um condomínio exige conhecimento e habilidade em certas áreas, como contabilidade, administração. Por isso um síndico, seja ele morador ou profissional, tem que estar sempre atualizado sobre diversos temas.
Convenção e RI
Todo síndico deve ter total conhecimento das regras de seu condomínio, para que possa agir dentro da legalidade na resolução dos problemas. É importante ler com atenção seu Regimento Interno, e saber exatamente o que permite ou não a sua convenção.
Além das regras do condomínio, o síndico deve ter boas noções do Código Civil, vez que estando amparado pela lei e conhecendo as normas do seu condomínio, o síndico evita erros amadores que podem colocar em risco sua gestão.
Tecnologia
A tecnologia deu um salto na última década, mudando completamente o setor condominial. E com isso, o perfil do gestor de condomínio tem deixando de lado aquela imagem do síndico aposentado que assumiu o cargo por ter mais tempo que os demais moradores.
Não que um síndico aposentado não faça um bom trabalho, ou que não possam se adequar as novas tendências, porém, a tecnologia está mais enraizada na cabeça das novas gerações de síndicos, que a usam como um suporte para uma boa gestão.
São inúmeros os serviços hoje oferecidos: portaria virtual, portaria remota, softwares de gestão, aplicativos entre outros.
Um síndico que alia sua gestão a tecnologia de forma correta, certamente terá uma boa gestão, e trará muitos benefícios ao condomínio
Gestão de pessoas
Conhecimento técnico é muito importante para um síndico, porém, saber lidar com pessoas é imprescindível. Todo síndico é eleito em assembleia para que represente os interesses de todos do condomínio, por isso o síndico deve ser claro e transparente, não havendo espaço para decisões unilaterais e falta de diálogo.
Além disso, saber lidar com os moradores não é a única habilidade que a função exige, funcionários e prestadores de serviços também são peças importantes para o condomínio, e por isso devem ter a atenção do síndico.
Gerir um condomínio não é tarefa fácil, e algumas vezes o síndico não recebe todo reconhecimento merecido. Mas exercer o mandato de forma responsável, prestativa e em busca de melhorias, será sempre benéfico para todos.