Muito se fala sobre a importância da prevenção, do uso de máscaras ao sair de casa, manter certa distância das pessoas, e tantas outras.
Porém os cuidados não devem ser levados em conta apenas ao sair na rua. Muitas pessoas se sentem mais seguras em ambientes familiares, e acabam se descuidando com coisas simples, mas que podem ser determinantes para o contágio.
E um desses ambientes costumar ser, muitas vezes, o elevador do condomínio. A máscara nem sempre é algo confortável de usar, e por isso quando a pessoa entra no condomínio, sente que é uma zona segura e acaba tirando a máscara ou não prestando muita atenção onde toca.
Uma rápida busca na internet, e podemos achar inúmeras filmagem do circuito interno dos elevadores que mostram exatamente essa situação. Em um caso especifico, a pessoa que aparece na imagem, tira a máscara para espirrar, sem cobrir a boca. Imaginem o perigo.
Um outro caso que veio à tona recentemente, foi de uma conhecida atriz que afirmou que ela e sua família foram contaminados no elevador do condomínio onde moram.
Mas antes de começar a utilizar só as escadas, é importante ressaltar que usar o elevador não aumenta as chances de contagio e usar as escadas não as diminui.
O que conta são os cuidados adotados ao utilizar ambos os ambientes.
Por isso separamos aqui alguns cuidados básicos que podem ajudar:
Dicas para os síndicos
São dicas simples e que muitas pessoas já conhecem, mas que ainda não foram absorvidas como hábitos diários. Por isso é importante frisar, até que todos comecem a fazer sua parte, para proteger a si e as pessoas ao redor.