Ser síndico não é tarefa fácil, e o momento que estamos vivendo tem tornado isso ainda mais preocupante. O país está sofrendo com a pandemia do covid-19, sendo que as consequências disto ainda estão sendo medidas, porém temos relatos de pessoas e empresas que já amargaram algum prejuízo.
Muitos síndicos relataram suas inseguranças quanto ao período, e alguns dizem já sentir um pequeno aumento da inadimplência.
Por isso vamos tratar aqui algumas das maiores preocupações e dúvidas.
Reforço
O síndico deve reforçar aos condôminos a importância de manter a cota condominial em dia, e principalmente frisar a todos que o condomínio é rateio de despesas, ao passo que, todo valor arrecadado é o valor necessário para manter o condomínio funcionando, com água, luz, gás, e outros serviços importantes.
Funcionários
O síndico deve se atentar aos gastos que podem ser cortados,
verificar todos os contratos vigentes do condomínio e se possível, renegocia-los
ou dependendo da natureza do serviço, caso não seja essencial, até cancelar ou
suspender.
Já os funcionários, o cuidado deve ser maior na hora de tomar decisões, demitir um funcionário próprio pode custar mais do que mantê-lo. Funcionários de limpeza também são indispensáveis nesse momento, onde a higienização do condomínio é de extrema importância para todos. Pondere bem o que o condomínio pode arcar nesse momento.
Acordos
Os síndicos são gestores do condomínio, e tem por obrigação, manter seu bom funcionamento. Por mais que exista boa intenção em ajudar um condômino inadimplente, o síndico deve se atentar as práticas que são ou não permitidas:
Fundo de reserva
Como muitos sabem, o fundo de reserva deve ser usado em casos emergenciais. O momento atual pode ser considerado um caso de emergência? Posso usar o valor para cobrir a inadimplência?
Não exatamente. O fundo de reserva destina-se a investimentos futuros e melhorias no condomínio, bem como situações de emergência imprevisíveis, e apesar de uma pandemia ser algo que não se pode prever, o fundo de reserva não deve ser usado para despesas ordinárias.
Dessa forma, a quarentena nos mantém seguros e garantimos a segurança do próximo, por isso zelar pela manutenção e bom funcionamento do condomínio é essencial nesse momento.