Sendo o assunto mais comentado do momento, o Covid-19 ou mais conhecido como coronavírus, soma até o momento 90 mil casos de pessoas infectadas e pelo menos 3,110 mortes em todo o mundo.
Aqui no Brasil tivemos dois casos positivos confirmados, ambos brasileiros regressando da Itália para São Paulo, cidades onde moram, e cerca de 400 casos suspeitos.
Por mais que os números pareçam alarmantes, as organizações de saúde alertam que não há necessidade de pânico. Dentre todos os casos registrados até o momento, cerca de 2% chegam a situações mais graves que levam a óbito. Em outros casos, o vírus se manifesta com sintomas muito parecidos com os da gripe, e em alguns casos podem ser tratados de casa, com acompanhamento médico, como é o caso dos 2 (dois) pacientes confirmados aqui no Brasil.
Contudo, não significa também, que cuidados não devam ser adotados no dia a dia, é importante buscar fontes de informações seguras sobre como funciona o contágio e como se proteger.
Após dois casos confirmados no Brasil, muitas pessoas ficaram apreensivas, principalmente nas grandes cidades onde existe um grande número de moradias verticais, condomínios que abrigam centenas de pessoas que dividem espaços comuns.
Separamos aqui 3 medidas simples, disponibilizadas por profissionais da área da saúde, que podem ser adotadas de modo preventivo nas áreas comuns de maiores circulação de moradores dentro do condomínio, e para o dia a dia em qualquer ambiente.
Limpeza
É muito importante manter as áreas comuns bem higienizadas. Produtos sanitários de uso cotidiano, álcool e até mesmo água e sabão, podem matar o vírus e evitar que ele se instale em superfícies como: corrimão das escadas, balcão da recepção, botões dos elevadores, maçanetas e afins.
“O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira a cápsula e mata o vírus”, afirma Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Caso exista suspeita ou casos confirmados no condomínio, é recomendado que a higienização do local seja feita por profissionais. Existem hoje no mercado, empresas que são especializadas em sanitização de ambientes, para controle de vírus e doenças micro biológicas.
Higienização
O síndico pode disponibilizar dispenser de álcool em gel nos elevadores, nos banheiros de uso comum, tanto para funcionários quanto para moradores, no saguão de entrada, e qualquer outro lugar que tenha um grande tráfego de pessoas.
Outro papel importante que o síndico pode adotar é o de levar informações corretas e confiáveis aos condôminos, afim de evitar alarmar os moradores sem necessidade. Espalhe cartazes com informações sobre prevenção, converse com os funcionários e reforce os hábitos de limpeza do dia a dia.
Dia a Dia
É importante frisar que não há necessidade de evitar uso de espaços como: academia, salão de festas ou piscina do condomínio. Não tivemos até agora nenhum caso de contagio dentro do país, ou seja, não existe comprovação de que o vírus esteja circulando entre a população.