Estes 3 profissionais são peças importantes no desemprenho da segurança e controle de acesso nos condomínios, e apesar de muitos confundirem, eles desempenham funções diferentes.
Para esclarecer as diferenças das funções que cada profissional desempenha, separamos em tópicos explicando quais atividades compete a cada um deles. Confira!
Porteiro
O porteiro é um profissional treinado e capacitado para fazer o controle de acesso nas portarias de condomínios residenciais e empresariais. Ele fica responsável por organizar o fluxo de pessoas no ambiente, fazendo a identificação e prestando orientações para os visitantes.
Eles acabam zelando pela segurança dos ambientes, mas atuam diretamente na observação dos espaços, no controle das imagens das câmeras de segurança e no atendimento aos visitantes e moradores, fazendo a seleção criteriosa e responsável de quem entra e sai do condomínio.
Vigia
O vigia é o profissional de segurança que faz a guarda do patrimônio. Ele fica responsável por realizar rondas, inspecionar e fiscalizar os ambientes, evitar problemas internos como roubos e furtos, verificar a presença de pessoas estranhas, entre outras atividades.
A diferença primordial entre o porteiro e o vigia é que o primeiro profissional fica restrito ao ambiente da portaria, enquanto o segundo faz rondas de segurança pelas dependências do condomínio.
Vigilante
O vigilante faz um trabalho mais específico no campo da segurança patrimonial. Ele é o profissional treinado e habilitado para realizar intervenções mais específicas e pode, inclusive, ter licença para portar uma arma de fogo.
O vigilante recebe treinamento e está sempre presente em empresas e instituições que trabalham com volumes financeiros, como, por exemplo, bancos, corretoras de investimentos etc. Mas além de resguardar o patrimônio, o vigilante também está habilitado para proteger as pessoas.
1 Comments
Aqui é a Karina Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.