Final de ano é sempre uma época mais movimentada para todos, muitos preparativos, receber as visitas e se certificar de que tudo esteja certo paras as festividades.
Quem mora em condomínio então, começa a se preocupar meses antes caso queira passar as festas de fim ano em casa, isso por que, os salões de festas e áreas comuns ficam muito mais disputadas essa época e demanda mais atenção dos síndicos.
Para evitar conflitos e ter um final de ano tranquilo, a Pontual separou algumas dicas para você:
SALÕES DE FESTAS – Por ser um espaço muito concorrido, discuta esses assuntos com antecedência em assembleias e oriente os moradores de como será feita a disponibilização do espaço. É bom revisar as regras de uso e se necessário fazer algumas alterações, como por exemplo o sistema que será utilizado, se será por reserva ou sorteio.
Faça uma votação para decidir, e garantir que o máximo de pessoas estejam de acordo com a política adotada.
Vale lembrar que inadimplentes não podem ser impedidos de reservarem ou participarem dos sorteios pela vaga.
ÁREAS DE LAZER – Festas de final de ano são sempre muito animadas, a família reunida, amigos e muitas crianças. Por isso, a atenção deve ser redobrada nas áreas de lazer, como por exemplo, piscinas e playgrounds. Deixe claro aos condôminos as regras que serão adotadas especialmente para essa época.
A recomendação é que se evite o uso da piscina, e que de preferência ela esteja fechada para evitar acidentes com as crianças.
HORÁRIOS – É difícil imaginar que alguém reclame de barulhos nessas ocasiões, mas acredite, acontece. Tente estabelecer um meio termo entre os condôminos que gostam de festejar até tarde e aqueles que não ficam tão empolgados com as festas.
FOGOS DE ARTIFÍCIOS – Por lei alguns estados brasileiros proíbem o uso de fogos, rojões e bombas que causam poluição sonora. Mas mesmo que seu estado não proíba, informe e incentive os condôminos que não abrem mão dos fogos, que já existem as opções sem ruídos, que são de visual igualmente incrível, e ainda ajuda a reduzir o estresse de animais, crianças, idosos e pessoas em condições especiais.
Com o bom senso e colaboração, todos podem tem um final de ano tranquilo. Faça sua parte.