Gerenciar um condomínio é sem dúvida uma grande responsabilidade e exige muito trabalho e dedicação. São inúmeras demandas no dia a dia que o síndico deve dar conta para manter o bom funcionamento do local, como por exemplo: gerenciar funcionários, fornecedores, moradores, cuidar de obras e manutenções, fazer a cobrança das cotas etc.
No entanto, existe hoje no mercado algumas empresas chamadas de Administradoras de Condomínio. As administradoras auxiliam o síndico nas demandas administrativas e burocráticas do dia a dia, garantindo uma gestão muito mais eficiente.
Por isso, separamos aqui algumas dicas na hora de contratar uma administradora para o seu condomínio, veja:
Faça Pesquisas
Pesquise muito bem antes de contratar qualquer serviço, peça recomendações, faça uma pesquisa de condomínios que contrataram a empresa, veja suas queixas e elogios, analise as certidões negativas da empresa através do número do CNPJ para verificar se ela está em dia com os recolhimentos fiscais e tributários.
Orçamentos
Sempre peça proposta para mais de uma empresa. Mas atenção, não tente contratar aquela empresa com o preço mais camarada só para reduzir o orçamento, verifique se o barato não sairá mais caro no futuro.
Analise muito bem as vantagens e benefícios que cada uma oferece.
Tecnologia
Verifique quais tecnologias usadas na prestação de serviços, empresas muito engessadas tendem a ter processos mais burocráticos e menos transparentes.
É muito importante que a administradora tenha ferramentas facilite que o síndico controle tudo e dê maior transparência ao seu mandato. Além de oferecem aos moradores a possibilidade de acompanhar tudo que acontece na administração do síndico e conforto na contratação de prestadores de serviço.
Certificação
Verificar se a administradora é registrada no CRA (Conselho Regional de Administração), o que dá mais garantia ao síndico do comprometimento ético e responsável da empresa.
Participação
Embora não seja uma obrigação, é importante que o condomínio tenha uma administradora que participe das assembleias gerais. Desde modo, além de tirar dúvidas dos condôminos, a administradora fica por dentro dos assuntos condominiais, usando isso para uma gestão mais assertiva e participativa.