A implementação de um sistema de captação e reuso da água, pode trazer inúmeros benefícios. Além de ser uma forma inteligente de lidar com uma possível falta de água, contribui financeiramente para o condomínio, gerando uma economia de 20% a 50% no consumo de água.
Apesar dos benefícios comprovados, muitos gestores e moradores, ainda são resistentes a ideia de implantar esse serviço, visto que isso traria custos para o condomínio. Porém, é importante ter em mente que se trata de um investimento, e que os resultados irão se sobrepor aos gastos iniciais, gerando economia e beneficiando a todos
E falando em benefícios, quais são eles?
São inúmeros os benefícios que a captação da água da chuva vai proporcionar ao seu condomínio, podemos destacar alguns:
Acabar com o problema de abastecimento
É comum em tempos de racionamento, que a companhia de água crie os rodízios de fornecimento entre os bairros, com isso é comum passar dois ou três dias sem uma gota de água na torneira.
Economia na conta de água
Ao fazer a captação da água da chuva em seu condomínio, logo no primeiro mês, verá uma redução de cerca de 50% na sua conta de água. É mais dinheiro no caixa, que poderá ser utilizado para outras finalidades.
Manter a limpeza do condomínio em dia
Com o reaproveitamento da água da chuva, você poderá agendar tranquilamente os dias de limpeza e faxina geral em todo o condomínio, afinal vai ter sempre água disponível.
Conscientização dos condôminos
A partir do momento em que seu condomínio passar a fazer o reaproveitamento da água, automaticamente seus condôminos sentirão os benefícios, isso, vai gerar uma onda de conscientização e uma sensação de que estão colaborando com a preservação do planeta. É comum que surjam novas ideias por parte deles, além de ser uma excelente oportunidade para educar os mais jovens.
E Como Posso Captar água da chuva em meu condomínio?
Para novas construções, o sistema coletor já está incluído no projeto, mas caso o seu condomínio ainda não conte com o sistema de captação de água, vai ser preciso instalá-lo primeiro.
Você vai precisar de:
Bacia ou caixa d’água coletora no telhado: para captar a água direto da chuva;
Coletores e calhas: para retirar sujeiras maiores, como folhas, galhos ou a própria sujeira do telhado;
Filtros comuns de areia: este tipo de filtro vai reter grande parte das partículas contaminantes que podem estar presentes na água da chuva;
Separador de águas: uma bacia ou cisterna que vai ser usada para separar as primeiras águas da chuva, vale a pena lembrar que esta água não pode ser reaproveitada;
Filtro ou unidade de desinfecção: este sistema vai ser o responsável por retirar da água as bactérias, é comum o uso de ozônio e cloro;
Uma cisterna Grande: essa vai ser utilizada para guardar água da chuva que será captada e reaproveitada, importante que a mesma esteja tampada e vedada, para evitar acúmulo de sujeiras, luz do sol, e a proliferação de mosquitos que podem causar dengue;
Sistema para pressurização: são estas bombas que irão enviar a água armazenada para as principais caixas e alimentação;
Caixas de alimentação: também pode ser uma cisterna, só que mais elevada;
Canos de tubulação: a tubulação será para uso exclusivo e independente da água captada.
No mercado existem várias empresas que fazem a montagem e a instalação desse tipo de sistema de captação de água da chuva. Também existem cisternas apropriadas para cada tipo de condomínio.
Vale lembrar que para esse tipo de modificação no condomínio, é importante um estudo para averiguar se a estrutura do condomínio tem as condições adequadas para tais mudanças. Além disso, o projeto precisa passar por votação em assembleia antes de ser colocado em prática.