O inverno é uma época muito boa para fazer obras e manutenções em condomínios, principalmente nas áreas de lazer, como piscina e playgrounds.
Porém, existem outros cuidados importantes que as vezes são deixados de fora do check list de inverno. Confira:
DEDETIZAÇÃO
Você sabia que o melhor período para fazer ações preventivas contra infestações, é durante o inverno? Isso por que, a maioria dos animais tem hábitos semelhantes, e durante essa época costumam ficar mais letárgicos e se reproduzem muito menos.
Dessa forma, é muito mais fácil você combater o foco do problema, evitando assim uma infestação durante outras épocas mais quentes do ano, onde a reprodução dessas pragas é bem mais acelerada, tornando a dificuldade do serviço muito maior.
O ideal é que a dedetização preventiva seja feita durante o inverno, e que as demais sirvam como reparo, garantindo a eficácia do procedimento.
Mas dedetização é apenas parte do processo para eliminar esse tipo de problema do condomínio, existem alguns cuidados que o síndico deve estar atento, para que a dedetização seja realmente eficaz, como por exemplo:
MOFO
Uma das principais causas de dores de cabeça para quem mora em condomínio são as infiltrações, além de dar um aspecto feio ao ambiente, as infiltrações facilitam o aparecimento de um visitante muito indesejado, o mofo, que se prolifera e acumula com muito mais rapidez no inverno.
O mofo está diretamente ligado ao agravamento de doenças respiratórias, por isso é importante estar atento, ficar muito tempo exposto a esse tipo de fungo pode causar sérios problemas, deixando a pessoa mais vulnerável a outras doenças e vírus.
Por isso fique atento:
Manchas escuras no teto, manchas atrás de móveis ou outros locais escuros, pintura descascada ou com bolhas, são indícios claros da existência do fungo.
Nesses casos, existem algumas dicas que podem ajudar:
Ventilação – Por mais frio que esteja, evite deixar a residência fechada por longos períodos, abra as janelas e as cortinas para arejar o ambiente e permitir a entrada de luz natural nos espaços. Locais fechados contribuem para a proliferação do mofo
Produtos adequados – alguns produtos de limpeza antimofo ou impermeabilizantes podem ajudar a prevenir ou resolver um problema já existente.
Desumidifique os ambientes – Além de abrir as janelas para valorizar a ventilação e iluminação natural, é importante, também, retirar o máximo de umidade da sua casa. Essa é uma importante estratégia para eliminar mofo do ambiente no inverno. Para isso, é importante estar atento a vazamentos, rachaduras, infiltrações.
JARDIM
Nessa época do ano o clima frio faz com que as plantas diminuam seu metabolismo para suportar os períodos mais frios. Esse período é chamado de dormência das plantas, em que ocorre a perda das folhas e a cor avermelhada ou amarronzada de algumas espécies anuncia a chegada do inverno. Por isso, alguns cuidados com os jardins do seu condomínio podem ser adotados.
O paisagismo não pode ser esquecido no inverno, afinal essa época é ideal para revigorar as funções biológicas e preparar os jardins, para um novo ciclo de crescimento com a chegada da primavera